São Paulo entra na Justiça contra ex-fisiologista após declarações sobre D.M.

Clube pede explicações de Turíbio Leite de Barros sobre frases que “lançam dúvidas sobre a condução da área da saúde” do Tricolor; entenda conflitos internos

São Paulo protocolou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), nesta segunda-feira, uma interpelação contra o fisiologista Turíbio Leite de Barros por declarações que, segundo o clube, “lançam dúvidas sobre a condução da área da saúde do São Paulo por sua Divisão de Excelência Médica (DEM)”.

No dia 17 de junho, um áudio de Turíbio foi veiculado pela página “Notícias do Tricolor”, no Instagram. Nele, o ex-fisiologista do clube não comenta as razões pelas quais o São Paulo não adquiriu equipamentos para o Reffis que ele estava negociando, mas disse que a imprensa precisava investigar para saber a verdade.

“Iam ser equipamentos de última geração. As razões para não terem sido aceitas eu vou esperar que a própria imprensa investigue. Eu não tenho como ficar falando porque eles vão me massacrar, vão cair em cima de mim, e aí é uma luta desleal, eu contra o São Paulo. Então, vou deixar que a imprensa investigue isso”, disse Turíbio na ocasião.

A declaração causou revolta no clube, que agora pede na interpelação esclarecimentos de Turíbio sobre o caso para “espancar qualquer milímetro de dúvida acerca da correção e dedicação dos profissionais que conduzem as melhorias da área de saúde do futebol profissional masculino do São Paulo”.

Procurado pelo GE, Turíbio Leite de Barros preferiu não se manifestar neste momento.

Turíbio Leite de Barros em reunião do conselho do São Paulo — Foto: Reprodução
Turíbio Leite de Barros em reunião do conselho do São Paulo — Foto: Reprodução

O caso

No dia 25 de setembro de 2021, o São Paulo anunciou a criação da Divisão de Excelência Médica (DEM), que tem como função reunir e coordenar os departamentos médicos do clube sobre prevenção, tratamento, condicionamento físico, saúde e bem-estar.

A formação inicial dessa comissão reunia três nomes da área da saúde (Turíbio Leite de Barros, Fernando Fernandes e Marcos Nobel), três conselheiros (Dorival Decoussau, Daurio Speranzini Junior e Jaime Franco) e três nomes do executivo (Marcio Carlomagno, Érika Podadera e Roberto Armelin).

A primeira ação anunciada por Turíbio foi que o DEM, por meio dele, havia conseguido quatro aparelhos (câmara hiperbárica, cadeira flexora, rota de calf e simulador de corrida) além de equipamentos de fisioterapia a custo zero. Em troca, o São Paulo anunciaria as marcas das empresas em ações.

CT da Barra Funda durante a Covid — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
CT da Barra Funda durante a Covid — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

As conversas aconteciam com quatro empresas do ramo de saúde e performance. Eram elas: BTL (aparelhos fisioterápicos), OXY (câmara hiperbárica), I-Motion (roupa de eletroestimulação) e Casa do Fitness (aparelhos de academia).

Os discursos recorrentes da diretoria do clube levavam a crer que até dezembro de 2021 boa parte da aparelhagem estaria instalada no CT da Barra Funda. No entanto, uma série de conflitos internos travou a chegada dos novos aparelhos ao centro de treinamento.

No início deste mês, Turíbio respondeu torcedores nas redes sociais afirmando que não houve as aquisições por culpa do São Paulo e por alguns conflitos internos. O clube, por sua vez, alega que não havia comprovação científica dos aparelhos e as condições de pagamento não eram boas.

POR: Redação ge
FOTO: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.