São Paulo é o segundo time que mais acerta passes no Paulistão
Tricolor fica atrás apenas do Corinthians nesse quesito; criticado pela torcida, Pablo Maia é quem mais acerta no time de Rogério Ceni, e Welington é quem mais erra
O São Paulo é a segunda equipe que mais acerta passes no Campeonato Paulista. Nos oito jogos disputados até aqui, o Tricolor completou 3.846 passes, uma média de 480 por partida.
O time comandado por Rogério Ceni fica pouca coisa atrás do Corinthians, o líder no quesito. O rival acertou 4.053 passes (média de 504 por jogo). Nesta quarta-feira, às 21h35, diante da Inter de Limeira, o Tricolor pode ultrapassar a equipe alvinegra e assumir a ponta. O levantamento é do scout da Globo.
O jogador que mais arrisca (e acerta) passes pelo São Paulo é o volante Pablo Maia. Em seis partidas neste Paulistão, o volante de 21 anos deu 368 passes completos, uma média de 61,3 por partida. Logo em seguida vem o também volante Jhegson Méndez, com 321 passes em seis jogos (média de 53,5).
Curiosamente, Pablo Maia é um dos jogadores que tem recebido as maiores críticas por parte da torcida neste começo de temporada. No clássico do último domingo, diante do Santos, por exemplo, ele ouviu algumas vaias das arquibancadas.
Há um clamor de parte da torcida pela escalação de Luan como titular, embora eles estejam atuando em posições distintas neste começo de ano. Méndez é o primeiro volante e disputa a vaga com Luan. Pablo Maia tem sido segundo volante e briga com Nestor por um lugar na equipe principal.
Veja abaixo os maiores passadores do São Paulo:
- Pablo Maia: 368 passes certos (6 jogos)
- Jhegson Méndez: 321 passes certos (6 jogos)
- Alan Franco: 308 passes certos (6 jogos)
- Welington: 306 passes certos (8 jogos)
- Rodrigo Nestor: 282 passes certos (7 jogos)
- Beraldo: 271 passes certos (5 jogos)
- Wellington Rato: 243 passes certos (8 jogos)
- Luciano: 235 passes certos (8 jogos)
Os passes da equipe comandada por Rogério Ceni chamaram a atenção principalmente no clássico do último domingo, contra o Santos. Na ocasião, o São Paulo deu 459 passes completos a mais do que o rival (524 a 65). O fato gerou curiosidade devido ao estado do gramado, que estava muito encharcado por conta das fortes chuvas.
Dentro de casa tem sido quase uma regra o Tricolor dar uma “goleada” de passes nos adversários. Contra o Ituano, pela primeira rodada do Paulistão, foram 619 passes completos contra 122 do adversário. O jogo, porém, não saiu do 0 a 0.
Embora acerte muitos passes, o São Paulo também erra bastante. A equipe fica na sexta posição entre as com mais passes incompletos do Campeonato Paulista. Ao todo foram 602 nas oito partidas disputadas até aqui. O líder nesse quesito é o São Bento, com 711 passes incompletos.
O jogador que mais erra pelo lado do Tricolor é o lateral-esquerdo Welington. De acordo com o scout, ele tem 87 passes incompletos nas oito partidas que disputou, uma média de 10,8 por jogo.
Wellington Rato, com 73 passes incompletos, vem na segunda posição, com uma média de 9,12 por partida. Nestor, com 42, fecha o pódio negativo.
Por: ge
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net