São Paulo e Flamengo se enfrentaram apenas uma vez no mata-mata da Libertadores

Gigantes do futebol brasileiro se encontraram só uma vez na competição sul-americana

Em toda a história, São Paulo e Flamengo se enfrentaram apenas uma vez dentro da fase eliminatória da Copa Libertadores. Os dois times estão entre os maiores de todo o país e isso não é novidade para ninguém. Ainda mais quando levamos em conta toda a história que ambos conseguiram desenvolver no decorrer das décadas de existência, seja nas competições nacionais ou nas mundiais. 

Podemos apontar o fato de que ambas as equipes já tiveram mais de uma campanha vitoriosa dentro da competição mais importante do continente. Ao todo, os clubes somam seis taças da Libertadores. Enquanto isso, há outros ditos gigantes do futebol brasileiro que suaram muito para conquistar uma taça ou ainda nem conquistaram. 

Mas, mesmo com toda a vasta história que São Paulo e Flamengo têm dentro do torneio, foram poucas as vezes que esses caminhos se cruzaram na busca pela Glória Eterna. Dentro da fase eliminatória da competição, inclusive, somente uma vez o Time da Fé e o Mais Querido estiveram frente a frente. Na ocasião, como todo bom torcedor paulistano sabe, quem levou a melhor foi o Tricolor

A Libertadores de 1993 acabou sendo uma das mais marcantes para os tricolores, além de estar entre as mais decepcionantes para os rubro-negros. Enquanto o São Paulo vinha do título da própria competição, buscando o bicampeonato seguido, o Flamengo também queria a segunda taça, isso depois de ter conquistado o Campeonato Brasileiro no ano anterior. 

Depois de uma primeira fase suada para o Mengão, que atingiu a classificação empatando em pontos com o Atlético Nacional e o América de Cáli, ambos da Colômbia, o caminho apontava que um confronto brasileiro deveria acontecer. 

Isso porque o São Paulo, por ser o então atual campeão, passou diretamente para as fases eliminatórias e tinha o caminho cruzado com o Urubu. Assim, depois que os paulistas derrotaram o Newell’s Old Boys e os cariocas eliminaram o Minervén, nas oitavas, o tão esperado confronto entre os brasileiros aconteceu. 

No Rio de Janeiro, pela primeira partida, o Tricolor conseguiu um importante resultado. Isso porque, apesar da pressão da torcida adversária, conseguiu empatar em 1 a 1, com gol de Palhinha, deixando toda a decisão para sua casa. A volta, em São Paulo, no entanto, acabou sendo traumatizante para os rubro-negros. Isso porque uma vitória dos mandantes por 2 a 0, com tentos de Muller e Cafu, fez com que o sonho do bi acabasse para a equipe vermelha e preta. 

No final das contas, a situação só iria melhorar para o Time da Fé. Isso porque, depois de derrubar o Flamengo, o Tricolor também eliminou o Cerro Porteño, do Paraguai, e o Universidad Católica, do Chile, para alcançar a Glória Eterna e ficar com a taça de campeão da Copa Libertadores da América de 1993


Foto: Arquivo/SPFC
Fonte: Lance!

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter (X) Facebook | Threads | Whatsapp

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.