in , ,

Rival depende de nós. Não é a primeira vez

Para se classificar em primeiro, o Tricolor tem que vencer o Guarani, porém, uma vitória são-paulina, pode ajudar rival a se classificar

Neste domingo (26), além de vencer o Oeste em Barueri, o Corinthians precisa de uma ajuda do São Paulo contra o Guarani, na Vila Belmiro, para conseguir classificação às quartas de final do Campeonato Paulista.

Com 14 pontos, dois a menos que o Bugre, o rival ocupa  a terceira posição no Grupo D e conta com uma vitória do Tricolor (líder do grupo B – 2pontos a mais que o Mirassol). Em caso de empate, a definição pode acontecer no saldo de gols.

Mas depender do São Paulo no Paulistão não é uma novidade para o Corinthians. Nos últimos 16 anos, em duas ocasiões o resultado de um jogo do Tricolor foi determinante para o futuro do time de Itaquera.

2004

A lembrança mais quente para os torcedores dos dois times é a do Paulistão de 2004. Na ocasião, o Corinthians chegou à última rodada com chance clara de rebaixamento. O Timão, com oito pontos, era o penúltimo. E o Juventus, com seis, o último. Só uma equipe da chave seria rebaixada.

No Pacaembu, o Corinthians enfrentou a Portuguesa Santista e perdeu por 1 a 0. Já no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o São Paulo venceu por 2 a 1 e rebaixou o Moleque Travesso, mesmo com alguns pedidos da torcida para que o time tirasse o pé. Grafite fez os dois gols.

“Fiz o que achei certo de acordo com os princípios e com a educação que os meus pais me deram. Não me arrependo nem um pouco. Um profissional digno e de bom caráter jamais irá fazer o contrário em seu trabalho. Eu estava ali para defender o São Paulo, clube que me pagava para jogar, ganhar jogos e marcar gols. As oportunidades apareceram, e eu apenas fiz o que deveria ser feito”, disse o atacante e hoje comentarista do Grupo Globo, em 2010.

Capa do caderno de esportes da Folha de S.Paulo em 15 de março de 2004 — Foto: Reprodução

2014

O Corinthians lutava pela classificação na primeira fase e ocupava a terceira posição, atrás de Botafogo-SP e Ituano. Na penúltima rodada, visitou a Penapolense, mas não conseguiu sair do 0 a 0.

No mesmo horário, no Morumbi, o São Paulo perdeu para o Ituano por 1 a 0. Neste jogo, torcedores chegaram a mostrar cartazes pedindo que o time fosse derrotado.

A diferença entre Corinthians e Ituano subiu para quatro pontos faltando apenas uma rodada a ser disputada. Foi a última eliminação do Corinthians em uma primeira fase de campeonato.

Foto: Rubens Cavallari-Folha Imagem

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara