Para se classificar em primeiro, o Tricolor tem que vencer o Guarani, porém, uma vitória são-paulina, pode ajudar rival a se classificar

Neste domingo (26), além de vencer o Oeste em Barueri, o Corinthians precisa de uma ajuda do São Paulo contra o Guarani, na Vila Belmiro, para conseguir classificação às quartas de final do Campeonato Paulista.

Com 14 pontos, dois a menos que o Bugre, o rival ocupa  a terceira posição no Grupo D e conta com uma vitória do Tricolor (líder do grupo B – 2pontos a mais que o Mirassol). Em caso de empate, a definição pode acontecer no saldo de gols.

Mas depender do São Paulo no Paulistão não é uma novidade para o Corinthians. Nos últimos 16 anos, em duas ocasiões o resultado de um jogo do Tricolor foi determinante para o futuro do time de Itaquera.

2004

A lembrança mais quente para os torcedores dos dois times é a do Paulistão de 2004. Na ocasião, o Corinthians chegou à última rodada com chance clara de rebaixamento. O Timão, com oito pontos, era o penúltimo. E o Juventus, com seis, o último. Só uma equipe da chave seria rebaixada.

No Pacaembu, o Corinthians enfrentou a Portuguesa Santista e perdeu por 1 a 0. Já no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, o São Paulo venceu por 2 a 1 e rebaixou o Moleque Travesso, mesmo com alguns pedidos da torcida para que o time tirasse o pé. Grafite fez os dois gols.

“Fiz o que achei certo de acordo com os princípios e com a educação que os meus pais me deram. Não me arrependo nem um pouco. Um profissional digno e de bom caráter jamais irá fazer o contrário em seu trabalho. Eu estava ali para defender o São Paulo, clube que me pagava para jogar, ganhar jogos e marcar gols. As oportunidades apareceram, e eu apenas fiz o que deveria ser feito”, disse o atacante e hoje comentarista do Grupo Globo, em 2010.

Capa do caderno de esportes da Folha de S.Paulo em 15 de março de 2004 — Foto: Reprodução

2014

O Corinthians lutava pela classificação na primeira fase e ocupava a terceira posição, atrás de Botafogo-SP e Ituano. Na penúltima rodada, visitou a Penapolense, mas não conseguiu sair do 0 a 0.

No mesmo horário, no Morumbi, o São Paulo perdeu para o Ituano por 1 a 0. Neste jogo, torcedores chegaram a mostrar cartazes pedindo que o time fosse derrotado.

A diferença entre Corinthians e Ituano subiu para quatro pontos faltando apenas uma rodada a ser disputada. Foi a última eliminação do Corinthians em uma primeira fase de campeonato.

Foto: Rubens Cavallari-Folha Imagem

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.