Indisciplina? Catimba do rival? Erros de arbitragem? O que leva o Tricolor somar tantos cartões vermelhos nos últimos jogos em torneios da Conmebol?

Desde 2016, o Tricolor acumula 11 expulsões nos últimos 12 jogos em torneios da Conmebol. Dessa série, em quatro confrontos o tricolor conseguiu terminar com todos os jogadores em campo, ou seja, as 11 expulsões estão distribuídas em apenas oito partidas.

Tudo começou quando João Schmidt teve de ir para o vestiário mais cedo, aos 43 minutos do segundo tempo, durante o triunfo são-paulino sobre o River Plate no Morumbi, por 2 a 1, em 13 de abril de 2016. Essa ficou na conta do árbitro uruguaio Andrés Cunha.

Oito dias depois, Denis e Calleri foram expulsos nos acréscimos do duelo com o The Strongest, no estádio Hernando Siles, em La Paz, em jogo que confirmou a classificação tricolor às oitavas de final graças a um empate por 1 a 1. O árbitro era o chileno Roberto Tobar.

Já pelo mata-mata da Libertadores daquele ano, o São Paulo avançou, mas perdeu para o Toluca por 3 a 1 no estádio Nemesio Díez, no México, e teve Centurión expulso nos acréscimos da etapa final pelo árbitro colombiano Wilson Lamouroux.

Pelas semifinais, foi a vez de Maicon ser o vilão. Na ocasião, o zagueiro tricolor recebeu cartão vermelho aos 27 do segundo tempo da partida contra o Nacional de Medellín e acabou colaborando para a vitória dos visitantes por 2 a 0 no Morumbi. O argentino Mauro Vigliano apitou aquele jogo.

No reencontro, no estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, novo revés, dessa vez por 2 a 1, mas com muita reclamação por parte do time brasileiro, que acabou tendo Lugano e Wesley expulsos aos 35 minutos do segundo tempo pelo chileno Patricio Polic.

Fora da Libertadores em 2017, o São Paulo disputou a Copa Sul-Americana, e caiu logo na primeira fase para o modesto Defensa y Justicia, em um vexame histórico. No primeiro embate entre as equipes, no estádio argentino Néstor Díaz Pérez, Buffarini deixou o tricolor com um jogador a menos aos 30 minutos do segundo tempo, depois de ser advertido pelo árbitro venezuelano Jesús Valenzuela.

No jogo de ida contra o Rosario Central, Rodrigo Caio levou o vermelho (injustamente) ainda na etapa inicial da partida. O jogo terminou 0x0. O árbitro foi o peruano Victor Carillo.

Nessa quarta, foi a vez de Cueva e Petros, um aos 45 e o outro aos 48 minutos do segundo tempo, perderem a razão durante o triunfo com o Rosario Central, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Quem apitou, foi Eber Aquino, do Paraguai.

Das oito partidas citadas em que acabou tendo um jogador expulso, o São Paulo só venceu duas. Empatou três e foi derrotado em outras três.

A curiosidade é que Rodrigo Caio foi o único jogador dessa série a ser expulso ainda no primeiro tempo. Todas os outros dez que receberam o cartão vermelho duraram pelo menos até os 27 minutos da etapa final de seus jogos.

FOTO: Djalma Vassão / Gazeta Press

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.