Fundado em 5 de maio de 1905, na cidade de Santa Fe, capital da Provincia de Santa Fe,o Colón é um dos poucos times argentinos que venceu o Santos de Pelé

O São Paulo conheceu nesta segunda-feira (4), seu próximo rival da Copa Sul-Americana. trata-se do Colón de santa Fé, um clube pequeno da Argentina, mas com uma história um tanto quanto rica.

Atualidade

Pela Copa Argentina, o Colón venceu o Morón na decisão por penaltis. Já pela Copa Santa Fé, que é como se fosse o nosso Paulistão, eles estão na semifinal e vão disputar a vaga na decisão com o modesto Atletico San Jorge, que joga a 3ª divisão. Nas quartas de final, o rubro-negro santafesino derrotou o Rosario Central por 3×1. NEsta partida, ambos times usaram muitos jogadores da base.

Os Sabaleros* perderam o seu melhor jogador e capitão, Germán Conti, que foi vendido ao Benfica-POR. No campeonato argentino, o Colón terminou em 11º, com 41 pontos de 81 disputados. A equipe voltará aos jogos pelo torneio nacional em agosto.

O atacante Javier Correa é um dos principais jogadores do time. Ele chegou em janeiro deste ano e já tem 9 gols em 13 jogos. Além deles, o Colón conta com três importantes jogadores: os meia Matías Fritzler e Marcelo Estigarribia (ex-Juve-ITA) e o atacante ex-grêmio, Alan Ruiz.

*Os torcedores do Colón são conhecidos como Sabaleros pois os primeiros torcedores do clube eram muito humildes pescadores, que iam pescar o um peixe regional chamado sábalos, no Rio Salado.

História:

O dia 10 de Maio de 1964 é muito lembrado pelos torcedores do Colón, pois foi neste dia que o time de Santa Fé ganhou do Santos de Pelé por 2 a 1. Além do time paulista, o rubro-negro santafesino chegou até vencer a seleção argentina por 2 a 0 , em um amistoso realizado no dia 7 de setembro do mesmo ano. Aqui que surgiu o apelido de seu estádio. (VER ABAIXO, EM ESTÁDIO).Imagem relacionadaEl día que Colón le ganó a la selección

Em sua história, o Colón tem apenas um título, que foi quando conquistou a série B, de 1965, e disputou pela primeira vez a primeira divisão do nacional em 1966. Desde então, o clube disputa a Primeira Divisão do Campeonato Argentino de Futebol, caindo para a Série B uma única vez, em 1981, onde ficou até 1994. Regressou para a elite em 1995, onde se mantém até o presente momento. 

Resultado de imagem para colon de santa fe campeon 1965

O Colón disputou apenas 6 torneios internacionais em toda sua história: 2 Copa Libertadores, 1 Conmebol, 3 copas Sul-Americana. Vale lembrar que o Colón já garantiu vaga na edição de 2019 da Sul-Americana.

Apelidos

Los Sabaleros
El negro
Los rojo y negro

Máximo goleador da história:

Esteban Fuertes, disputou 302 jogos e anotou 144 gols. O Tigre como é conhecido, foi o artilheiro do torneio clausura de 2000.
Ele teve quatro passagens pelo clube: 1997 a 1999 / 2000 a 2001 / 2003 a 2007 e 4ª 2008 a 2012.

Clássico:

Seu maior rival é Club Atlético Unión também de Santa Fé. Os dois clubes fazem o Clássico Santafesino. 

Ambas equipes se enfrentaram tanto na Primeira como na Segunda Divisão, e até o momento o Unión é quem leva vantagem: 105 partidas: Colón ganhou 31 partidas (116 gols), Unión ganhou 37 (128 gols) e empataram 37 vezes.

Também possui rivalidades com o Newell’s Old Boys e com o Rosario Central, ambos clubes de Rosário, cidade da mesma província (uma das maiores da Argentina) e que disputa com Santa Fé a hegemonia política e econômica sobre a província de Santa Fé.

Resultado de imagem para colon santa fe vs union santa fe

Torcida:

Em pesquisa publicada pelo “El Gráfico”, o Colón tem 2%, ou 692.000 torcedores, sendo assim a nona maior torcida da Argentina. A mesma pesquisa indicava que em Santa Fé, 57% dos entrevistados disseram torcer pelo Colón, 33% para o Unión e 7% para o River Plate.

Barra: Los de Siempre

Os torcedores do Colón são conhecidos por terem uma imensa amizade com a torcida do Huracán. Eles também possuem forte amizade com a torcida do Lanús.

Estádio:

O estádio do Club Atlético Colón, localizado em Santa Fé, Argentina, conta uma capacidade para aproximadamente 40.000 pessoas e se chama Brigadier General Estanislao López, mas é conhecido como Cementerio de Elefantes, pois lá os chamados grandes times do futebol argentino não costumam se dar muito bem. Exceto em sua primeira partida, quando o Boca derrotou o Colón por 2 a 1.

Resultado de imagem para colon santa fe hinchada

Resultado de imagem para estadio colon

Seu estádio foi um dos palcos da Copa América 2011, onde teve quatro partidas disputadas ali, inclusive, dois da seleção Argentina.

Data1ª equipePlacar2ª equipeFase
3 de julhoParaguai Flag of Paraguay.svg0x0Flag of Ecuador.svg EquadorGrupo B
6 de julhoArgentina Flag of Argentina.svg0x0Flag of Colombia.svg ColômbiaGrupo A
10 de julhoColômbia Flag of Colombia.svg2×0Flag of Bolivia.svg BolíviaGrupo A
17 de julhoArgentina Flag of Argentina.svg1×1Flag of Uruguay.svg UruguaiQuartas

Uniformes atuais:

Roja y negra titular, Blanca y Verde la suplente, negra con rayas rojas la 3ra camiseta.. la violeta y Naranja con amarillo son de arquero

  • 1º – Camisa dividida verticalmente em vermelho e preto, calção e meias brancas
  • 2º – Camisa Verde com listras negras, calção branco e meias vedes;
  • 3º – Camisa preta com listras verticais vermelhas, calção e meias pretas.
  • 1º Goleiro: Camisa roxa com detalhes azuis, calção e meia roxa.
  • 2º Goleiro: Camisa laranja degrade com amarelo, calção emeias laranjas

O torcedor do Colón tem muita expectativa para o duelo contra o Mais Querido, já que essa será a primeira vez que o time de Santa Fé virá jogar no Brasil.

O rubro negro santafesino tem apenas uma vitória fora de seu país. Foi contra o Zamora-VEN, justamente na atual competição continental.

Colaborou: Diego Almada, da Rádio Eme Santa Fé
Foto capaEl Litoral
Fotos nota: Divulação 

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.