in ,

Quem seria o São Paulo atual na Bundesliga?

Com a liberação do governo para volta das atividades, a Liga Alemã de Futebol (DFL) confirmou que a Bundesliga será reiniciada no próximo dia 16 de maio, com um clássico

O recomeço da temporada na Alemanha vai acontecer logo com o dérbi do Vale do Rhur, um dos maiores clássicos do país, entre Borussia Dortmund contra Schalke 04.

Como o futebol ainda não tem previsão de volta no Brasil, o site Onefootball comparou clubes alemães, da primeira e segunda divisão, com situações de brasileiros.

Confira:


Bayern de Munique | Flamengo

A comparação passa pelos torcedores e pelo poderio financeiro dos clubes, dado que Bayern e Flamengo contam com os maiores orçamentos e também têm a maior torcida entre os seus rivais locais.

Além disso, são os dois times a serem batidos nos países, após terem sido campeões dos seus campeonatos nacionais em 2019.


Borussia Dortmund | Palmeiras

Se o Borussia passou a última temporada correndo atrás do Bayern, então o seu par no Brasil seria o Palmeiras. O time paulista travou uma disputa pelo Brasileiro com o Flamengo, mas, assim como o Borussia na Alemanha, acabou sem o título no final das contas.

Outro ponto que aproxima as duas equipes é o uso de jovens talentos. Borussia conta com as estrelas Jadon Sancho e Erling Håland, já o Palmeiras apostou na base em 2020 e conta com o atleta sub-20 mais valioso da América: Gabriel Veron.


Red Bull Leipzig | Red Bull Bragantino

Essa é a comparação mais óbvia, o “par” do RB Leipzig no Brasil não poderia ser outro a não ser o… RB Bragantino!

Resta saber se o clube brasileiro da Red Bull vai ter o mesmo sucesso na primeira divisão que a sua versão alemã, que conta com craques como Timo Werner.

Na sua primeira Bundesliga, na temporada 2016-2017, o Leipzig foi uma grande zebra, ao ser vice-campeão alemão, disputando o título com o Bayern de Munique.

Atualmente, o clube está na terceira colocação do campeonato, cinco pontos atrás do Bayern, que lidera com 55. Será que o RB Bragantino vai repetir o sucesso no Brasileiro?


Borussia Mönchengladbach | São Paulo

O Borussia Mönchengladbach até a década de 70 era o grande rival do Bayern, mas já faz um bom tempo que não vence nada relevante na Alemanha.

O seu “par” no Brasil poderia ser então o São Paulo, um time de massa no Brasil, mas que não tem conseguido nos últimos anos vencer campeonatos no primeiro escalão do futebol, como estava acostumado.


Bayer Leverkusen | Athletico

A comparação aqui é por que ambas as equipes têm uniformes rubro-negros. Daí, Athletico e Bayer Leverkusen seriam o “par” Brasil-Alemanha nesta lista.

Além disso, são equipes constantemente alvo de outros clubes no mercado de transferências. Recentemente, o clube brasileiro vendeu Bruno Guimarães para o Lyon e o alemão, por sua vez, vive com especulações para a saída de um dos seus principais jogadores: Havertz.


Schalke 04 | Santos

Famosos por serem um celeiro de grandes jogadores, Santos e Schalke 04 seriam os equivalentes nesta comparação Brasil-Alemanha.

Pelo lado brasileiro, não precisamos nem falar muito. Craques como Pelé, Robinho, Neymar e Rodrygo falam por si. Pelo lado alemão, podemos citar estrelas como Neuer, Sané, Özil e Draxler, como jogadores formados no Schalke.


Wolfsburg | Goiás

O equivalente do Goiás na Bundesliga poderia ser o Wolfsburg devido ao verde que predomina na camisa dos dois clubes.

Além disso, os dois clubes costumam habitar o meio da tabela dos seus campeonatos, outro ponto que os aproxima.


Hoffenheim | Botafogo

A comparação aqui é que um poderia ser o futuro do outro. Como o Botafogo pretende se tornar um clube-empresa, isso o aproximaria do Hoffenheim, clube que conta com um forte apoio financeiro do milionário Dietmar Hopp.


Colônia | Inter

Ambos têm vermelho e branco como cores oficiais e são tricampeões dos seus respectivos campeonatos nacionais. Do lado brasileiro, o Inter, do lado alemão, o Colônia.

O Colônia, no entanto, não consegue se firmar na Bundesliga, enquanto que o Inter disputa no primeiro escalão o Brasileirão.


Union Berlin | Chapecoense

O que aproxima os dois clubes é que ambos são muito queridos nos seus países. O Union Berlin é quase como um segundo time dos alemães e está pela primeira vez disputando a Bundesliga.

A Chapecoense, por sua vez, também conta com a simpatia dos brasileiros pela história de sucesso esportivo, ao subir constantemente de divisão, e pela tragédia do avião que comoveu o Brasil.


Eintracht Frankfurt | Atlético Mineiro

Clubes antigos, de tradição, mas que não conquistam o principal campeonato nacional de seus países há muitos anos.

Isso é o que poderia unir Eintracht Frankfurt e Atlético Mineiro.


Hertha Berlin | Fluminense

Dois times com história, mas que nos últimos anos ocuparam posições mais modestas na tabela dos seus campeonatos.

Vale lembrar, porém, que o Flu é tetracampeão brasileiro, enquanto o Hertha Berlin venceu apenas duas Bundesligas.


Mainz 05 | Sport

O Mainz 05 poderia ser associado ao Sport pois ambos não conseguem se manter constantemente na primeira divisão dos seus países.

O time brasileiro, porém, tem muito mais relevância nacional que o seu “par” na Alemanha.


Fortuna Düsseldorf | Bahia

Fortuna Düsseldorf e Bahia: outra “comparação” que se restringe ao fato de serem clubes antigos e que também não disputam as primeiras colocações dos seus campeonatos nacionais há muito tempo.


Werder Bremen | Grêmio

Segundo maior vencedor da Copa da Alemanha, com seis canecos, o Werder Bremen se assemelha ao Grêmio pela força em campeonatos eliminatórios.

O time brasileiro é famoso por ser o terror dos adversários em torneios de mata-mata. Não é à toa que tem 3 Libertadores e 5 Copas do Brasil.

A diferença aqui é que o Werder não vence títulos importantes há muito tempo, diferente do Grêmio que abocanhou o principal torneio das Américas em 2017.


Stuttgart | Corinthians

Clubes tradicionais e com muita torcida. Esses fatores poderiam unir Corinthians e Stuttgart.

É preciso, no entanto, ressaltar que ambas equipes não passam por uma fase boa, porém o clube europeu está atualmente na segunda divisão.


Kaiserslautern | Vasco

A comparação entre Kaiserslautern e Vasco se dá pelo número de títulos dos seus campeonatos nacionais: quatro para cada.

Além disso, ambos já sofreram com temporadas ruins e rebaixamentos.

O Vasco, porém, é um clube de muito mais peso no Brasil do que o Kaiserslautern na Alemanha, que hoje em dia não disputa a Bundesliga.


Hamburgo | Cruzeiro

O Cruzeiro é um gigante do futebol brasileiro, mas que no momento passa por um período difícil, na Série B.

Isso o aproxima do Hamburgo, que é um time de tradição da Bundesliga, com 6 canecos, campeão da Champions League em 1983, mas que atualmente está na segunda divisão do seu país.


Fonte: Onefootball 
Foto: Divulgação

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara