Qual São Paulo esperar para as próximas rodadas?

0

O São Paulo 2017 é um labirinto de espelhos. Tem saída, mas é difícil achar. O time não consegue manter boa sequência. Qual será o próximo São Paulo?

Nessa luta incessante entre o mundo da razão, estabelecido pelas verdades matemáticas, onde orbitam as estatísticas no mundo das ideias, e os lances de dados do acaso, onde prevalece o imponderável, o São Paulo tornou-se um desafio para a crônica esportiva, uma vez que, a cada rodada, apresenta-se de forma diferente, distante de um padrão mínimo para a assimilação do seu jogo.

Qual São Paulo teremos daqui até o fim do Brasileirão?

Quando venceu Botafogo, no Rio, em uma virada regida pelo improvável, projetou-se em massa uma retomada, nem tanto pelo futebol, mas pela chegada de uma possível confiança. Não aconteceu. As derrocadas, em casa, frente ao Atlético Goianiense e o Coritiba fizeram distorceram as estruturas das projeções.

Quando se empatou, injustamente, contra o SCCP, jogando muito bem, projetou-se uma segunda possível retomada, porém, na sequência, a equipe voltou a jogar mal, um time perdido em um conceito de evolução que não evolui, envolto em uma crise de identidade, como se olhando no espelho e tentando compreender-se no Brasileirão.

Alguém se arriscaria, em um exercício entre o particular e o universal, tentar amarrar os conceitos da partida realizada pelo São Paulo contra o Atlético Mineiro, comparando-a com as últimas cinco apresentações?

Ainda que tenha sido montado e desmontado ao longo da temporada, o argumento do tempo necessário para formação de uma equipe deve ser relativizado.

Fora de tudo, restando apenas o Brasileirão, o São Paulo desfruta de longos dias de treinamento para a formulação de um padrão mínimo-palpável que se justifique nas práticas das partidas.

Olhar para o São Paulo 2017 é como entrar em um labirinto de espelhos, onde as imagens se fragmentam e distorcem-se, em um exercício em que os sentidos tentam capturar imagens para enviá-las à razão, em busca de uma síntese conceitual do futebol praticado pelo time.

Imagino o filósofo Descartes, autor de “Discurso do Método”, debruçando-se sobre o São Paulo, com seu método de dividir ao máximo em unidades mais simples para estudá-las e depois buscar uma síntese, agrupando novamente as unidades em busca de uma verdade.

Como dividir o São Paulo 2017 em unidades mais simples se a cada partida ele se apresenta de uma forma? Como sintetizar para se chegar a uma conclusão do São Paulo se a verdade do São Paulo está na sua inconclusão?

O Tricolor retornará a campo dia 14 de outubro, sábado, no Pacaembu, pela avançada 28ª de um torneio de 38 rodadas, e a pergunta que ainda paira é: – Qual São Paulo irá se apresentar contra o Atlético Paranaense?

De todas as reflexões, apenas uma verdade: nunca, em sua história, a imagem do rebaixamento esteve tão refletida no Morumbi.

FOTO: Divulgação

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.