Quais seriam as consequências da reprovação das contas pelo Conselho

Salão nobre do Morumbi. (Foto: divulgação)

Por 119 votos a 61, o Conselho Deliberativo do São Paulo aprovou, na última sexta-feira (28), as contas da gestão do presidente Carlos Augusto de Baros e Silva, o Leco relativas ao ano de 2019

Mesmo com o balanço tendo sido muito negativo e prejudicial para o São Paulo, além de infringir o estatuto (§2 – arto 137), a decisão gerou dúvidas nos torcedores são-paulinos sobre as consequências deste ato.

Abaixo, vamos falar um pouco sobre os principais tópicos que ainda levantam indagações aos torcedores:

O clube poderia ser punido?

Não. De acordo com a lei, se o clube prestar contas, como foi o caso do São Paulo, ele não sofre punição. A reprovação, no entanto, abre brechas para inquéritos internos no clube que podem apontar responsabilidades aos gestores.

Leco poderia ser punido? 

Sim, o atual presidente poderia sofrer punições severas, caso fosse respeitado o estatuto. 

26. Os dirigentes que praticarem atos de gestão irregular ou temerária poderão ser responsabilizados por meio de mecanismos de controle social internos da entidade, sem prejuízo da adoção das providências necessárias à apuração das eventuais responsabilidades civil e penal.

Veja a descrição abaixo trechos dos artigos 34 e 137:

Artigo 34 – § 5º     A perda de mandato e a inelegibilidade, pelo período de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, conforme a gravidade da conduta, serão aplicadas a qualquer membro eleito ou nomeado dos Poderes do SPFC, nos termos deste Estatuto. O Associado penalizado com inelegibilidade não poderá concorrer em nenhuma eleição do SPFC, enquanto estiver cumprindo a respectiva penalidade, sem prejuízo dos demais requisitos eletivos de cada cargo.

Artigo 137 – §2o         Será admitido, sem que seja instaurado um procedimento para apuração de responsabilidade, o excesso de até 5% (cinco por cento) no orçamento. Este excedente se aplica e deverá ser verificado por área, atividade e no agregado. A responsabilidade deverá ser apurada individualmente.

E tem mais.. O que diz o estatuto do São Paulo sobre a Destituição e da Perda do Mandato?

Artigo 112 – O Presidente Eleito poderá ser destituído pelo voto favorável de pelo menos 2/3 (dois terços) da totalidade dos membros do Conselho Deliberativo.

§1o – Deliberada a destituição pelo Conselho Deliberativo, e desde que não ocorra renúncia, o Presidente do Conselho Deliberativo deverá convocar Assembleia Geral para ratificar a destituição em até 30 (trinta) dias, permanecendo o Presidente Eleito afastado de suas funções até a deliberação da Assembleia Geral. Caso a Assembleia Geral não ratifique a destituição, o Presidente Eleito poderá voltar a exercer as suas funções.

§2o – Deliberada a destituição pelo Conselho Deliberativo, o Vice-Presidente assumirá a presidência, exceto se o processo de destituição for proposto contra ambos, conjuntamente.

§3o – Somente será permitida a proposição de processo conjunto se o Vice-Presidente tiver participado inequivocamente da conduta motivadora do processo.

§4o – O Regimento Interno do SPFC disciplinará o processo de destituição.

QUER LER O ESTATUTO DO SÃO PAULO FC? CLIQUE AQUI!

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.