Petros: “Se tem de falar algo, fala comigo, Hernanes, Pratto e Lugano”
O jogador revelou em entrevista que fechou um pacto com os companheiros para ajudar o São Paulo na luta contra o rebaixamento neste Brasileirão
Em entrevista para o Globoesporte, Petros falou sobre a liderança dentro e fora de campo, a volta para o futebol brasileiro, zona do rebaixamento, parceria com Hernanes, Pratto e Lugano e muito mais!
Confira:
A VOLTA PARA O BRASIL, VALEU A PENA?
Valeu, porque os desafios me movem. Estava com uma situação bem definida: jogava a maioria dos jogos, com números muito bons. Tinha renovado contrato dois meses antes e quando surgiu a chance algo me tocou (para e pensa)… Não sei! Deu muita vontade de voltar, ficar próximo da minha família e poder ajudar o São Paulo com entrega e dedicação. Meu compromisso e dedicação com o trabalho são completos. Isso me ajuda a ter êxito por onde passo.
VITÓRIA CONTRA O SPORT
É um alívio, mas com muita atenção e humildade. O campeonato é muito complicado e parelho. Se relaxar uma rodada você volta para o Z-4. Estamos cansados de estar ali. O São Paulo não está acostumado com isso. Iniciar a semana depois de um resultado negativo e na zona de rebaixamento tem uma pressão muito grande. Esperamos ter assimilado isso, todas essas rodadas sofrendo muito… espero que não volte nunca mais. Não merecemos estar ali e temos trabalhado para dar a volta por cima.
O QUE MUDOU DESDE QUE VOCÊ CHEGOU NO SÃO PAULO?
Posso garantir que desde que cheguei o São Paulo tem melhorado muito em todos os âmbitos. Todos estão voltados para fazer o São Paulo voltar a ser o que todos estão acostumados: aquele São Paulo campeão. A cada dia a confiança cresce. Os resultados começaram a aparecer e isso confirma o trabalho do dia a dia. Tenho certeza que vamos escapar desse rebaixamento nesse ano e para o próximo ano vamos conseguir montar uma grande equipe para brigar por títulos.
O PAPEL DE LUGANO NO SÃO PAULO
O Lugano é um cara espetacular. Talvez, hoje, seja o principal ídolo da torcida em atividade. É um cara que se dedica, o que mais cobra e não deixa a peteca cair. Quando a coisa está ruim é o cara que assume a responsabilidade, e é algo que eu tento copiar e aprender. Porque é muito fácil ser líder quando você está jogando.
Jogador de futebol não tem humildade suficiente para ser a mesma pessoa quando não está jogando. E o Lugano tem esse papel. É louvável, porque assume a responsabilidade. Se no treino vê algo errado, ele chama eu, Pratto, Hernanes e diz: “Isso está errado, não pode deixar”. Ou “tem de melhorar isso”, ou “isso está bom e tem de seguir”. É um cara que vive o São Paulo.
A IMPORTÂNCIA QUE LUGANO TEM NO ELENCIO
Não sei se posso falar isso, mas o que ele fala muito no vestiário é: “o São Paulo acima de tudo”. O São Paulo acima de tudo e de todos que estão aqui, porque o São Paulo vai continuar e nós vamos passar. Para estar aqui tem de encarar o São Paulo como acima de tudo. Acho que é o lema dele. Não sei se vai ficar bravo porque falei isso.
Não importa se você não está satisfeito. O grupo e a torcida precisam estar satisfeitos. Temos nossas divergências de ponto de vista. Mas quem tem essa humildade, de preferir dar uma palavra de apoio, tendo todas as condições de reclamar com a torcida a favor, e em nenhum momento faz isso, é um cara que merece o respeito de todos.
PETROS, LUGANO, HERNANES E PRATTO
Apesar do pouco tempo temos uma amizade muito boa. Nós nos comprometemos, fizemos um pacto de resgatar o São Paulo. É muito grande para estar nessa situação. Não que a nossa responsabilidade seja maior do que a dos outros… E é isso o que passamos: todos têm a mesma importância. Claro que não pode deixar um menino de 20 anos assumir responsabilidade e botar a cara na imprensa. Se tem de falar algo, fala comigo, Hernanes, Pratto, Lugano… Porque estamos acostumados com isso e a gente aguenta.
A importância de todos é fundamental. Temos crescido muito como grupo. Depois desse pacto, dessas conversas e de ouvir muito Dorival… Ressaltando também o trabalho de todos funcionários, diretoria e comissão, porque todos estão fazendo de tudo pra salvar o São Paulo. Por isso a garantia de que vamos conseguir.
11 ESTÃO NA BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO
Na situação em que estamos é melhor, porque ninguém pode vacilar. Quando são dois ou três os outros caras querem matar. No futebol ninguém tem dó de ninguém. Quando há dez times brigando muito próximos, você se obriga a se preparar melhor. No meu ponto de vista é algo a ser valorizado essa loucura do Brasileirão.
Foto: Marcelo Hazan