Para tentar anular doação de terreno do Morumbi prefeitura de SP vai á justiça

0

Em 1951 , Segundo o procurador Luis Felipe Ferreira Mendonça Cruz, que assina a ação, a licença para o loteamento foi dada à Empresa Mercantil e Comissionária Merco S.A. para estabelecer um núcleo residencial em área de quase 2,3 milhões de metros quadrados.

15095

Era um terreno denominado Área Livre D, com quase 100.000m² que figurava como praça pública. Depois de um determinado tempo a Imobiliária Aricanduva comprou o loteamento e enviou uma petição á prefeitura. Em seguida informou a intenção de doar a área para o São Paulo, local onde seria erguido um estádio.

+Leia mais sobre Morumbi 55 anos

A princípio o Departamento de Urbanismo posicionou-se contrário á cessão, mas foi convencido pelo presidente do clube na época, Cícero Pompeu de Toledo. A doação foi concretizada em agosto de 1952, através de escritura pública.

+Leia mais sobre Morumbi entre os melhores do Brasil

Para a prefeitura a chamada Área Livre D integrava o patrimônio público quando foi feita a doação ao São Paulo. No processo, a procuradoria sustenta que q transferência de terrenos apontados como destinação pública em loteamentos aprovados é automática ao município, sem que seja necessário um título formal. Também afirma que não há prescrição.

2520

O clube São Paulo não foi citado em momento algum na ação e também não se manifestou sobre ela. A prefeitura afirmou em nota que “a doação realizada na década de 1950 é insustentável juridicamente, devendo ser substituída por outro instrumento jurídico adequado oportunamente”.

O que acontece se a Prefeitura ganhar a ação?

– É provável que a disputa se arraste por longos anos. Mas se a causa for vencida pelo município, a doação é anulada e perde valor.

– A prefeitura poderia pedir contrapartidas para legalizar a posse do terreno ao clube, ou o pagamento do valor do terreno, ou a compra de um novo terreno de metragem semelhante; Até mesmo a cobrança retroativa de aluguéis é possível. Isso, entretanto, demandaria uma nova ação, ou um acordo entre as partes.

O que acontece se a Prefeitura perder a ação?

– Nada muda. A doação continua sendo legal, e o terreno permanece em nome do São Paulo Futebol Clube.

Morumbi

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.