Opinião: Início de temporada do Tricolor

Nosso começo de temporada não é dos melhores, mas está longe de ser uma aberração, como alguns dizem

Em cinco jogos, o Tricolor criou boas chances, mas pecou nas finalizações, isso sem contar os grotescos erros de arbitragem nas partidas contra Novorizontino e Santo André.

Veja abaixo um balanço das nossas cinco primeiro rodadas do ano:

São Paulo 2×0 Água Santa: Jogo fraco, mas com um São Paulo mostrando que seria muito mais ofensivo do que foi ano ano anterior. Foram 19 finalizações (7 certas) e dois gols.

Palmeiras 0x0 São Paulo: Após um primeiro tempo muito bom, o time caiu de rendimento na segunda etapa e viu o rival crescer e quase marcar. O Tricolor teve duas boas chances, com Hernanes e Reinaldo (que mandou uma bomba no travessão)

Ferroviária 1×2 São Paulo: Um jogo muito bom, com mudanças de formação durante a partida. Por muitas vezes, o time estava com três zagueiros (com Arboleda, Tchê Tchê e Bruno Alves). Daniel Alves saindo de trás e liberdade para Reinaldo e Juanfran. Mesmo após sair perdendo, o time lutou e conseguiu a virada.

São Paulo 1×1 Novorizontino: O time atuou muito bem e em 10 minutos já tinha feito dois gols, mas o árbitro errou e anulou os dois. Para complicar ainda mais, dois pênaltis a nosso favor não foram marcados. E o que é ruim, pode piorar. Em um contra ataque, o time visitante abriu o placar. Mas uma coisa que precisar ressaltar, é a raça demonstrada. A equipe não desistiu e buscou o gol até o fim. Aos 40 ele veio, com Brenner.

Santo André 2×1 São Paulo: Como no jogo anterior, a arbitragem também complicou. Dois ERROS cruciais (primeiro gol deles impedido e um pênalti não marcado) Resumindo. Dois jogos em que perdemos pontos por muito culpa da arbitragem. Aqui também não faltou raça, e sim pontaria.


OPINIÃO DO EDITOR: Até aqui são duas vitórias, dois empates e uma derrota. Um desses empates e a derrota foram deviso a erros de arbitragem. É CLARO QUE O TIME TEM CULPA, mas se os erros fossem evitados por uma arbitragem boa ou até mesmo o VAR, o São Paulo seria o LÍDER ISOLADO DO GRUPO E DO CAMPEONATO.

Ou seja, não somos o melhor time do mundo, mas também não somos essa porcaria que muitos torcedores estão falando. Repito, foram pelo menos três pontos que a arbitragem evitou que ganhássemos e eles fazem falta.

Eu vejo sim uma melhora em relação ao ano passado, seja em números, em posicionamento e na vontade de alguns jogadores. Vejo muita raça, melhora na criação de jogadas, mas também percebo que a pontaria ainda é baixa. Precisa treinar mais finalizações, pois as certas estão muito baixas.


Em números gerias, o time cria, mas peca muito nas finalizações, com isso, saem poucos gols. 

Veja abaixo, alguns números desses cinco primeiro jogos da temporada:

Média de posse de bola por jogo: 63,1 % por jogo 

Gols: 6 (média de 1,2 % por jogo)

Assistência para gol: 4 (Média de 0,8 por jogo) 
Assistência para finalização:75 (Média de 15 por jogo) 

Finalizações certas: 39 (Média de 7,8 por jogo) 
Finalizações erradas: 61 (Média de 12,2 por jogo)

Finalizações sofridas: 17 (Média de 3,4 por jogo)


Foto: Divulgação