O que jogadores e técnicos opinam sobre o VAR?

Diante das críticas constantes do VAR, a CBF realizou uma pesquisa com clubes da Série A do Brasileirão para analisar o uso do recurso nesta primeira temporada

De acordo com Leonardo Gaciba, presidente da comissão de arbitragem da entidade, as equipes quase aprovam a tecnologia por unanimidade. A informação foi repassada pelo ex-árbitro na Câmara dos Deputados,, em Brasília. 

Durante a apresentação, Gaciba revelou o “Tour do VAR”, que entrevistou 584 pessoas, entre jogadores, membros de comissão técnica e dirigentes, de 17 times. Segundo o ex-árbitro, a taxa de aprovação para a continuidade do árbitro de vídeo é de 94,1%. 

Por questões de calendário, Santos, CSA e Bahia ficaram fora da pesquisa de qualidade do VAR que destacou dois tipos de aprovação (concorda ou concorda plenamente) para a atuação do vídeo na atual edição do Brasileirão. Gaciba, inclusive, classificou o primeiro ano da tecnologia na competição como “uma vitória dos clubes”.

“[Os clubes] Aprovaram por unanimidade. Se acharem que não é mais útil é só chegar dentro da nossa reunião técnica e dizer ‘não queremos o árbitro de vídeo’. Assim, voltamos para a arbitragem raiz e voltamos para o número violento de erros”, destacou Gaciba, que usou o número de erros capitais da temporada passada para justificar a tecnologia.

FOTO: Leandro Lopes/ Divulgação CBF