Novas regras de arbitragem entrarão em vigor no Brasileirão

Regras do futebol mundial vão mudar; a International Football Association Board decidiu atualizar algumas determinações para deixar o jogo mais justo e rápido

A IFAB (International Football Association Board),  instituição responsável por administrar o regulamento do esporte, implementou novas regras para o futebol mundial. Essas mudanças já serão vigoradas no próximo sábado, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, válidas para todas as divisões.

O Brasil será o primeiro país a testar as modificações, já que a instituição segue o calendário europeu, passando a vigorar no restante do mundo a partir do dia 1º de Junho. O intuito é evitar injustiças, além de deixar o jogo mais veloz.

Conheça as novas regras:

Mão na bola: O gol marcado diretamente com a mão ou braço e será invalidado. O foco é deixar a regra menos interpretativa. A infração não deverá ser marcada quando chutador e o marcador estiverem muito próximos e a bola em alta velocidade nem quando o braço do adversário estiver junto ao corpo.

Substituição: Ao ser substituído, o jogador será obrigado a deixar o campo pela linha mais próxima. O intuito é evitar “ceras”.

Pênalti: O goleiro será obrigado a manter um dos pés sobre a linha do gol antes da cobrança do pênalti.

Bola ao chão: O juiz sempre deverá reiniciar o jogo dessa maneira sempre que a bola bater em seu corpo.

Tiro de meta: A bola entrará em jogo assim que for tocada e movimentada, mesmo que não tiver saído da área.

Cartões: As comissões técnicas poderão receber cartões, amarelos e vermelhos.

O brasileirão contará, também, com a presença do VAR, o arbitro de vídeo.

FOTO: Mauro Horita/AGIF/Folhapress