Nota de pesar por mais um são-paulino. Wilson Fittipaldi morre aos 80 anos
Morre aos 80 anos, Wilson Fittipaldi, irmão de Emerson Fittipaldi e pioneiro do automobilismo brasileiro

Wilson Fittipaldi
É com grande pesar que noticiamos a morte de Wilson Fittipaldi aos 80 anos. Um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro, e são-paulino de coração, o irmão de Emerson Fittipaldi criou a primeira escuderia brasileira na Fórmula 1.
Na manhã desta sexta-feira (23), o ex-piloto, que pouco meses atrás, comemorou o título do São Paulo na Copa do Brasil de 2023, faleceu.
Qual a causa da morte?
Após se engasgar com um pedaço de carne no natal do ano passado, o ex-piloto foi levado as pressas ao hospital após uma parada cardíaca, onde ficou internado e não resistiu.
O ex-piloto foi sedado, entubado e estava internado no Hospital Prevent Senior, na Zona Sul de São Paulo, onde acabou falecendo.
Conheça mais sobre Wilson Fittipaldi
- Foi pioneiro no automobilismo brasileiro, criando a primeira escuderia brasileira na Fórmula 1
- É irmão do campeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi
- Era um grande torcedor do São Paulo
Um dos pioneiros do automobilismo no Brasil, Wilson Fittipaldi morreu aos 80 anos na manhã desta sexta-feira (23).
Ainda em 2023, em suas redes sociais, o ex-piloto fez um post se dizendo são-paulino e comemorando o título inédito da Copa do Brasil do clube paulista.

História do Wilson Fittipaldi
Wilson Fittipaldi, piloto brasileiro de Fórmula 1 e irmão de Emerson Fittipaldi, marcou presença em 38 grandes prêmios a partir de 1972.
Filho de Wilson Fittipaldi, renomado locutor de automobilismo, ele também competiu no Desafio 50 mil quilômetros em Interlagos, em 1964.
Além das pistas, Wilson destacou-se na construção de carros, incluindo um projeto de Fórmula 1 em 1975, sendo o único brasileiro a alcançar tal feito. No primeiro ano, ele mesmo pilotou o carro.
Criação de uma escuderia brasileira
A Escuderia Fittipaldi, também chamada de Copersucar-Fittipaldi ou Skol-Fittipaldi, foi uma equipe brasileira de Fórmula 1 criada em 1975 pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr. Eles debutaram no GP da Argentina de 1975, com Wilson ao volante.
Ao longo de sua história, competiram em 104 grandes prêmios. O carro pioneiro, o modelo FD01, conhecido como Copersucar, pilotado por Wilson Fittipaldi Jr, fez história como o primeiro carro brasileiro a correr na Fórmula 1.
Luciano Peres, diretor de comunicação da empresa que acabou restaurando o carro anos depois, comentou sobre a falta de apoio que a equipe na época.
“As pessoas diziam que o carro era muito fraquinho, que F1 no Brasil era uma piada e que a equipe não servia para nada. E a equipe foi perdendo seus patrocinadores”
Logo após esse projeto, ninguém acabou investindo em uma nova escuderia brasileira, sendo até o momento a Escuderia Fittipaldi a primeira e única.
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
Fonte: Sambafoot
Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook | Threads | Whatsapp