No dia 27 de junho de 1971, no estádio do Morumbi com mais de 115 mil pessoas presentes, o São Paulo Futebol Clube sagrou-se campeão Paulista após vencer o rival Palmeiras por 1 a 0

O Tricolor foi campeão pela primeira vez no Morumbi, a sua casa, em 1971. No dia 27 de junho de 1971, com mais de 115 mil pessoas presentes, o São Paulo ergueu a taça de campeão Paulista daquele ano, após vencer o Palmeiras por 1 a 0.

Esse foi o bicampeonato da equipe tricolor, que um ano antes tinha conquistado a competição fora de casa. 

O gol são-paulino, marcado por Toninho Guerreiro logo no início da partida, coroou o “melhor meio de campo do país” (Edson, Gerson e Pedro Rocha) na época, mas também fez justiça a todo o elenco, montado com jogadores de qualidade após os 18 anos de contenção de despesas devido a construção da casa são-paulina. 

https://www.youtube.com/watch?v=YuxL56dsVe8

Aos cinco minutos de jogo, contudo, o gol de Toninho Guerreiro praticamente selou o título para o São Paulo. Se todo esse contexto já era favorável, dentro de campo a situação não era diferente: a tranquilidade, a força de vontade e um sistema tático perfeito mantiveram o Tricolor com total controle do jogo durante toda a primeira etapa.

 

O decorrer do tempo só favoreceu ainda mais o time são-paulino, enquanto ele enervava os rivais, que partiam mais à ofensiva. Aos 17 minutos, contra-ataque são-paulino: Terto cruzou para Paraná, que em disputa com Eurico, caiu na área. O juiz Armando Marques não marcou o pênalti. Pouco depois, aos 22 minutos da etapa complementar, Leivinha, do Palmeiras, acertou o gol, mas o árbitro anulou o lance alegando mão na bola. O adversário ainda acertou a trave aos 38 minutos, mas nem isso abalou a confiança dos tricolores.

 

 

Já desesperados, Fedato e Eurico, palmeirenses, se enfureceram ao ver um torcedor atirar a bola, que havia caído na geral, ainda mais para longe, e agrediram o pobre rapaz. Com muita dificuldade, a polícia conseguiu conter os jogadores, que acabaram expulsos. Devido a esse destempero, o jogo seguiu até os 53 minutos do segundo tempo, quando enfim o homem de preto o apitou o final da partida e os são-paulinos puderam comemorar o bicampeonato paulista!

Fotos da conquista

 

Todas as fotos da matéria são do Arquivo Histórico – SPFC 
Fonte: saopaulofc.net