Com três gols de Raí, o São Paulo venceu o SCCP na primeira partida e na segunda bastou um 0x0 para dar início a uma época de ouro para o tricolor

O time comandado pelo Mestre Telê Santana já havia conquistado o título nacional naquela temporada, quando se iniciou o Paulistão (já que o Brasileirão foi disputado no primeiro semestre e o estadual na metade do ano). Ainda assim, havia uma questão de honra em jogo.

BAIXE O E-BOOK OFICIAL DA CONQUISTA DO PAULISTÃO DE 1991!

No Campeonato Paulista de 1990, o São Paulo foi muito mal. Terminou em 15º lugar entre 24 equipes. Como este artigo descreve: não existia rebaixamento naquele certame (tampouco houve virada de mesa). Mesmo assim, era necessário apagar a má imagem no ano seguinte.

O Tricolor começou o estadual no grupo amarelo, enfrentando times que ficaram justamente entre o 15º e o 24º lugar em 1990, além dos quatro promovidos da 2ª Divisão do ano anterior. O São Paulo fez valer sua força perante os adversários e perdeu apenas uma partida. Foi 20ª rodada contra a Inter de Limeira.

Avançando em primeiro na chave, com 42 pontos, o Tricolor enfrentou, na segunda fase, o SEP, o Botafogo e o Guarani, respectivamente o 2º, 3º e 5º colocados classificados do grupo verde. Com três vitórias e três empates, nós terminamos novamente no primeiro posto.

A primeira partida da final decidiu o título. E esse título teve um nome: Raí. Com três gols… Perdão, com três golaços inesquecíveis, o camisa 10 definiu o placar da partida, a vitória do Tricolor e o título são-paulino.

ASSISTA:

https://www.youtube.com/watch?v=yyisNMvx6yg

 

No dia 15 de dezembro de 1991, a segunda partida da decisão, que em verdade tinha praticamente um caráter formal, pois o Tricolor poderia perder pelo mesmo placar do jogo de ida que ainda assim seria o campeão.

 

PRIMEIRA PARTIDA DA DECISÃO

08.12.1991  – São Paulo (SP)
Estádio Cícero Pompeu de Toledo   Morumbi

SÃO PAULO Futebol Clube 3 X 0 SCCP

SPFC: Zetti; Cafu, Adílson (Sérgio Baresi), Ronaldão e Nelsinho; Sídnei, Suélio (Rinaldo) e Raí/capitão; Müller, Macedo e Elivélton. Técnico: Telê Santana
Gols: Raí, 16/1; Raí (pênalti), 14/2; Raí (cabeça), 17/2

SCCP: Ronaldo; Giba, Marcelo/capitão, Guinei e Jacenir; Márcio (Tupãzinho), Ezequiel, Marcelinho Paulista e Wilson Mano; Dinei e Paulo Sergio. Técnico: Cilinho
Expulsões: Dinei

Árbitro: Oscar Roberto de Godói
Renda: CR$ 369.297.000,00
Público: 102.821 pagantes

SEGUNDA PARTIDA DA DECISÃO

15.12.1991 – São Paulo (SP)
Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)

SÃO PAULO Futebol Clube 0 X 0 SCCP

SPFC: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Nelsinho; Sídnei, Suélio e Raí (capitão); Müller, Macedo e Elivélton. Técnico: Telê Santana.

SCCP: Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Jairo, Ezequiel (Carlinhos), Marcelinho e Wilson Mano; Tupãzinho e Paulo Sérgio. Técnico: Cilinho.

Árbitro: Ílton José da Costa
Renda: CR$ 371.373.000,00
Público: 106.142 pagantes

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.