Há 23 anos atrás a América conhecia uma equipe imbatível do Tricolor, que viria a reconquista-la outras vezes, mas a primeira vez o Tricolor nunca esquece…

São Paulo (SP). 17 de junho de 1992. 21h00.
Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

Eram mais de 105 mil torcedores no Morumbi, final de Libertadores, e o Tricolor que buscava pela primeira vez a conquista da Taça Libertadores precisou suar muito a camisa, demonstrar muita garra e persistência no gramado para vencer os argentinos do Newell’s Old Boys.

O São Paulo estava em desvantagem da primeira partida disputada na casa dos hermanos, naquela ocasião perdemos o jogo por 1xO, mas aquela tão sonhada taça ficaria no Morumbi!

O Tricolor viu a oportunidade de ganhar a América passar  por perto muito antes desse elenco de ouro formado pelo ilustre Técnico Telê Santana, em 1974 perdemos para outro argentino – desta vez o supercampeão Independiente, que até hoje é o time que possui mais conquistas da Libertadores, a maioria delas na década de 70 (7 títulos no total).

Mas desta vez, o Tricolor vinha embalado do campeonato brasileiro vencido no ano anterior e tinha um elenco vitorioso e repleto de craques que marcaram a história do clube por grandes vitórias!

elenco

São Paulo escalado com: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Palhinha, Müller e Elivélton. Telê Santana é o técnico.

A esperança de gols do São Paulo vinha dos pés de Raí, Muller e Palhinha, mas não se esperava um jogo fácil, afinal é final de Taça Libertadores da América!

O jogo começa com pressão Tricolor sobre os argentinos, logo aos 11 minutos Cafu toca para Palinha que chuta de primeira e pega o goleiro desprevenido, mas a bola sai raspando o travessão do argentino.

Logo após, Antônio Carlos inicia uma bela jogada no meio campo puxando o Tricolor para o ataque e deixa a bola para Muller que lança Raí, e com extrema categoria lança a bola por cima dos zagueiros quando o zagueiro Antônio Carlos entra na área e domina com a mão, já encobrindo o goleiro mas a zaga afasta a bola, porém o arbitro já marcava o toque de mão do jogador tricolor.

Tudo indicava que o gol sairia logo, mas os argentinos estavam ligados no jogo, e aos 22 minutos após uma reposição de bola errada do goleiro Zetti, o atacante Zamora domina a bola e sai cara a cara com o arqueiro do São Paulo e felizmente acerta a trave. Um gol naquele momento poderia acabar com o sonho do título.

O Tricolor arriscava muitos chutes perigosos, mas a bola teimava em não entrar. Aos 29 minutos em jogada de Adilson que toca para Palhinha acertar o travessão do Newell’s.

No segundo tempo a novidade era Macedo, no lugar de Muller. O Morumbi empurrava o tricolor, até que aos 20 minutos Cafu cruza, Palhinha ajeita, Macedo recebe e é derrubado na área. Penalti para o São Paulo! A torcida comemorava como se fosse um gol, eram mais de 100 mil torcedores apoiando Raí naquela cobrança.

Com grande categoria o camisa 10 chuta no canto esquerdo rasteiro e abre o placar para o São Paulo!

rai

O jogo ainda teve oportunidades para ambos os lados, mas a rede não balançou até o apito final.

Por determinação da Conmebol, caso a partida terminasse empatada (1X0 – Newell’s primeiro jogo e 1×0 São Paulo segundo jogo), a decisão seria em penaltis.

A torcida já ocupava todos os entornos do gramado para acompanhar as penalidades.

O Mestre Telê Santana escolheu os batedores na seguinte ordem: Raí, Ivan, Ronaldão, Cafu e Palhinha e as cobranças se definiram da seguinte forma (Primeiro o Newell’s batia e o São Paulo defendia):

  • NEWELL’S – Berizzo. Corre pra bola e com de perna esquerda chuta. Zetti cai para a direita e a bola toma o sentido contrário, mas acerta a trave!
  • SÃO PAULO -Raí. Com categoria, chuta com a perna direita a meia altura. O goleiro Scoponi cai para o canto certo, o direito, mas não alcança a bola. Gol do São Paulo, 1 a 0.
  • NEWELL’S – Zamora. De direita e a meia altura, Zamora desloca Zetti que cai à esquerda. Gol do Newell’s, 1 a 1.
  • SÃO PAULO – Ivan. O lateral chuta com a esquerda e com classe, no centro do gol e rasteiro, Scoponi caira para a esquerda. Gol do São Paulo, 2 a 1.
  • NEWELL’S – Llop bate com a perna direita alto e forte, sem chance de defesas para Zetti, que desaba. Gol do Newell’s, 2 a 2.
  • SÃO PAULO – Ronaldão. O zagueiro são-paulino bate de canhota ao centro do gol. Scoponi pouco precisou de mexer para defender. Segue empatado, 2 a 2.
  • NEWELL’S – Mendoza. O canhoto bate alto e forte, muito forte, a bola passa muito alto, pra fora. O Newell’s perde outro pênalti, 2 a 2.
  • SÃO PAULO – Cafu. O são-paulino bate de direita a esquerda do goleiro, que cai para o canto certo. A bola bate na trave e entra! Gol do São Paulo, 3 a 2. Caso o Newell’s desperdice a próxima cobrança, Pintado nem precisará bater a última cobrança do Tricolor, pois o título ja estará decidido e a taça ficará no Morumbi!
  • NEWELL’S – Gamboa. O capitão do time argentino baté com o pé direito a baixa altura no canto esquerdo de Zetti, que espalma a bola para fora. Zetti voa no canto e garante a conquista!

ZETTI

O SÃO PAULO É CAMPEÃO DA COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 1992!

Nunca se tinha visto festa igual pela torcida Tricolor, os jogadores choravam de emoção pela conquista, a torcida invadiu o gramado que ficou totalmente tomado pelos torcedores.

A festa foi tão grande que os torcedores levaram as traves, as redes dos gols, pedaços do gramado, terra e até mesmo um dos bancos de reserva do estádio.

O São Paulo conquistava este título pela primeira vez, e até hoje é apaixonado por esta competição que em sua primeira conquista despertou inúmeras emoções aos jogadores e torcedores pelo Brasil afora.

Assista ao jogo completo:

Confira o caminho à conquista da América:

jogos_libertadores 1992

Artilharia:
-Palhinha – 7 gols
-Raí – 3 gols
-Müller – 2 gols
-Elivélton – 2 gols
-Antônio Carlos – 2 gols
-Macedo – 2 gols
-Ronaldão – 1 gol
-Rinaldo – 1 gol

conquista

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.