NOSTALGIA TRICOLOR – Hexa campeonato Brasileiro

0

O Nostalgia tricolor desta semana é do jogo que deu o sexto título Brasileiro ao São Paulo; RELEMBRE ESTE JOGO HISTÓRICO

Após matemáticos apontarem que era quase impossível o tricolor reverter o primeiro turno irregular e conseguir o hexa campeonato Brasileiro. O tricolor mostrou quem é o CLUBE DA FÉ e fez valer a grandeza do maior clube das Américas e conquistou o sexto título de sua história, sem contestação.

Os comandados do técnico Muricy Ramalho apresentaram um futebol inconstante até o começo do segundo turno. Na primeira partida do returno, perdeu para o Grêmio por 1 a 0 no estádio Olímpico, caiu para o quinto lugar e viu os gaúchos abrirem 11 pontos.

A reação, no entanto, começou depois de um empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, quando a equipe jogou mal e o treinador teve uma “conversa mais séria” com o elenco tricolor.

Resultado de imagem para São Paulo vence Goiás e fatura o hexacampeonato brasileiro 2008

Depois disso, o São Paulo subiu de produção e, ajudado por tropeços dos quatro clubes que estavam na frente – Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo -, conseguiu voltar ao G-4 na 29ª rodada, assumindo a liderança da competição na 33ª jornada.

Com essa vitória sobre o Goiás, o time do Morumbi também chegou a 18 jogos de invencibilidade, recorde no torneio desde que os pontos corridos foram instituídos, mesma marca do Atlético-PR em 2004.

+ NOSTALGIA TRICOLOR – Mundial interclubes de 2005

O JOGO

Resultado de imagem para São Paulo vence Goiás e fatura o hexacampeonato brasileiro 2008

Jogando fora de casa, o São Paulo contava com a maior parte da torcida no estádio Bezerrão, que empurrava o time desde o começo. Precisando de apenas um empate para levar o título nacional, a equipe paulista começou a partida pressionado o Goiás, mas falhava na hora de da conclusão.

A partir dos 15min, a equipe esmeraldina passou a ficar inteira em seu campo de defesa e os tricolores diminuíram a velocidade da saída de bola. Em pelo menos três oportunidades o goleiro Rogério Ceni foi com a bola dominada quase até o meio-campo antes de mandar para o ataque. Mas mesmo jogando na retranca, o Goiás puxava rápidos contra-ataques que levavam perigo ao gol são-paulino.

Quando o Goiás estava melhor, o São Paulo abriu o placar. Com 22min do primeiro tempo, Rogério bateu falta no canto esquerdo de Harlei, que espalmou para o meio da área. Hugo pegou o rebote na direita e arriscou chute de primeira, de esquerda, mas pegou mal na bola. Ela sobrou no meio para Borges, completar.

Resultado de imagem para São Paulo vence Goiás e fatura o hexacampeonato brasileiro 2008

O primeiro tempo seguiu na mesma toada, com o São Paulo pressionando e o Goiás ficando apenas com contra-ataque. “Ainda não tem nada resolvido. Faltam 45 minutos. O Goiás é uma equipe de qualidade e foi muito complicado encontrar espaços”, disse o tricolor Hernanes, seguido por Borges. “O jogo está equilibrado. Estamos brigando, procurando a vitória, mas sabemos que o Goiás tem qualidade. O mais importante é que conseguimos o gol e agora podemos manter no segundo tempo”.

O segundo tempo adicionou mais um ingrediente à disputa pelo título nacional: a chuva. O gramado cada vez mais pesado e a visibilidade limitada tornaram o jogo ainda mais truncado, concentrado na intermediária. Sobretudo porque o São Paulo recuou sua linha de marcação e apostou nos contra-ataques.

Resultado de imagem para São Paulo vence Goiás e fatura o hexacampeonato brasileiro 2008

Com essa proposta, o time tricolor ainda conseguiu criar oportunidades para ampliar a vantagem. Em todas elas, porém, parou no goleiro Harlei, que teve atuação muito segura.

O jogo truncado só não atrapalhou a festa do São Paulo, que começou a comemorar o título aos 35min do segundo tempo. A partir daí, gritos de “campeão” se revezaram com apreensão e silêncio até o apito final do árbitro Jaílson Macedo Freitas. A explosão de euforia dos visitantes, enfim, tornou-se completa no Bezerrão ao som de “hexacampeão”.

+ NOSTALGIA TRICOLOR – Semifinal do torneio Rio-São Paulo de 2001

FICHA TÉCNICA

07 de dezembro de 2008
Gama (DF)
Estádio Valmir Campelo Bezerra (Bezerrão)

GOIÁS Esporte Clube 0 X 1 SÃO PAULO Futebol Clube

SPFC: Rogério Ceni (capitão); André Dias, Rodrigo e Miranda; Joilson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Bruno) e Borges (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho

Gol: Borges, 22’/1o. tempo

GEC: Harlei; Henrique Santos, Rafael Marques e Ernando; Vítor, Leandro Fahel (Romerito), Ramalho, Paulo Baier, Júlio César (Adriano) e Thiago Feltri; Fausto (Alex Terra). Técnico: Hélio dos Anjos.

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas

Renda: R$ 1.662.000,00

Público: 18.093 pagantes

O São Paulo sagrou-se campeão na última rodada (38ª), superando as previsões de matemáticos que, ao meio do campeonato, deram ao Tricolor 1% de chance de conquista. Bastou!

MELHORES MOMENTOS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *