Há 22 anos, com show de Kaká, o São Paulo batia o Botafogo no Morumbi e pela primeira vez em sua história, sagrava-se campeão do torneio Rio-São Paulo

O São Paulo conquistou uma única vez o Torneio Rio-São Paulo. Mas naquele 7 de março de 2001, a torcida são-paulina viu o surgimento de um grande craque. O meia Kaká, ainda desconhecido por muitos, e chamado de Cacá, sim, com C, foi o nome na decisão contra o Botafogo, no Morumbi.

A final entre São Paulo e Botafogo foi disputada em 2 jogos, o primeiro no Rio de Janeiro e o segundo e decisivo jogo em São Paulo. Em pleno Maracanã, o São Paulo se impôs e goleou o adversário carioca por 4 a 1.

No Morumbi, podendo até perder por até três gol de diferença, o tricolor não aliviou e voltou a vencer o clube alvinegro, desta vez com dois gols de uma até então promessa São Paulina, o menino Kaká arrebentou com o jogo e definiu o placar em 2 a 1.

+ NOSTALGIA TRICOLOR – Mundial 2005

PRIMEIRO JOGO – Botafogo-RJ 1 x 4 São Paulo (Maracanã)

Com primeiro tempo morno, São Paulo e Botafogo trataram “eletrizar” o segundo tempo, e com 4 minutos o São Paulo abriu o marcador no Maracanã, Carlos Miguel aproveitou bobeira da defesa do Botafogo e colocou a bola na rede.

Mas não demorou muito para o Botafogo empatar, um minuto após o gol tricolor, Rodrigo acertou um chute fantástico e igualou o marcador.

O São Paulo reagiu tão rápido quanto o Botafogo, e de um rebote de escanteio nasceu o segundo gol do São Paulo, Luis Fabiano finalizou bem e recolocou o tricolor na frente.

Aos 16 minutos o São Paulo voltou a mexer no placar da partida. O atacante França aproveitou bom cruzamento e de cabeça fez o terceiro tento do São Paulo. Com 3 a 1 no placar, o Botafogo tentou reagir mas sem sucesso.

E em meio a algumas tentativas frustadas do time carioca, Luis Fabiano voltou a dar o ar da graça e aos 40 minutos fez seu segundo gol no jogo,e definiu o resultado. Botafogo 1  São Paulo 4.

FICHA TÉCNICA 

BOTAFOGO 1 x 4 SÃO PAULO

Data: 28 de fevereiro de 2001
Local: Maracanã (Rio de Janeiro);
Juiz: Alfredo dos Santos Loebeling (SP);
Renda: não divulgada;
Público: 35.672;
Gols: Carlos Miguel 4, Rodrigo 5, Luís Fabiano 6, França 16 e Luís Fabiano 40 do 2º;
Cartão amarelo: Bruno, Luís Eugênio, Júnior, Reidner e Luís Fabiano
BOTAFOGO: Wagner, Fábio Augusto, Bruno, Váldson e Luís Eugênio (Serginho); Júnior, Reidner, Souza (Marcelinho Paulista) e Rodrigo; Donizete e Taílson (Alexandre Gaúcho).
Técnico: Sebastião Lazaroni
SÃO PAULO: Roger, Jean, Rogério Pinheiro e Wilson; Belletti, Maldonado, Alexandre, Carlos Miguel (Kaká) e Gustavo Nery; França e Luís Fabiano (Renatinho).
Técnico: Oswaldo Alvarez

MELHORES MOMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=kyOOIVrn_a0

SEGUNDO JOGO – São Paulo 2 x 1 Botafogo (Morumbi)

Com 4 á 1 no placar agregado o São Paulo poderia perder por até três gols de diferença, e começou o segundo confronto “relaxado”, o Botafogo aproveitou e tratou de pressionar o tricolor desde o início de jogo.

Mas só aos 29 minutos do primeiro tempo, o clube alvinegro conseguiu fazer o gol. Donizete “Pantera” recebeu a bola e chutou cruzado para vencer o goleiro Róger e colocar o Botafogo na frente no marcador.

O jogo recomeçou no mesmo panorama que estava, o Botafogo atacava e o São Paulo contra-atacava, assim terminou o primeiro tempo.

Já no segundo tempo, o jogo ficou mais truncado e o Botafogo não conseguia ampliar. Vendo a pressão botafoguense persistir, o treinador São Paulino, Oswaldo Alvarez sacou o volante Fabiano e colocou o jovem meia Kaká.

A substituição fez efeito, e o menino virou o jogo com dois belos gols. O primeiro deu apenas dois toques na bola, para limpar o defensor e finalizar bonito ao gol.

Logo em seguida, Kaká recebeu belo passe de França e colocou com categoria no cantinho, virando o jogo e colocando um expressivo 6 a 2 no placar agregado. Assim o São Paulo vencia o seu primeiro e único titulo do torneio Rio-São Paulo.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 X 1 BOTAFOGO

Data: 7 de março de 2001

Local: Morumbi (São Paulo);
Juiz: Jorge Rabello (RJ);
Renda: não divulgada;
Público: 71 668;
Gols: Donizete 39 do 1º; Kaká 34 e 36 do 2º;
Cartões amarelo: Rogério Pinheiro, Cacá, Luís Fabiano, Alexandre Gaúcho e Taílson
SÃO PAULO: Róger, Jean, Rogério Pinheiro e Wílson; Belletti (Reginaldo Araújo), Fabiano (Kaká), Maldonado, Carlos Miguel (Júlio Baptista) e Gustavo Nery; França e Luís Fabiano.
Técnico: Oswaldo Alvarez
BOTAFOGO: Wagner, Fábio Augusto, Dênis, Valdson e Augusto; Júnior, Reidner, Rodrigo e Alexandre Gaúcho (Souza); Donizete e Taílson (Daniel).
Técnico: Sebastião Lazaroni

MELHORES MOMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=8euvliqYhLk

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.