No 1º título da Libertadores, São Paulo também enfrentou o Nacional nas oitavas de final

Acompanhe as coincidências do primeiro título do tricolor na Libertadores

Nesta segunda-feira, em sorteio realizado em Luque, no Paraguai, o São Paulo conheceu seu adversário na próxima fase da Libertadores. Trata-se do Nacional, tradicional time uruguaio.

Essa, porém, não será a primeira vez que os clubes se enfrentam em uma oitavas de final do torneio. Em seu primeiro título de Libertadores, em 1992, o Tricolor também duelou com o rival uruguaio em jogos de ida e volta.

A primeira partida aconteceu no dia 28 de abril de 1992. Na ocasião, o São Paulo de Telê Santana foi a campo com: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Macedo, Palhinha e Elivélton.

O primeiro confronto facontedeu no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Tricolor foi superior e criou várias chances e saiu com a vitória por 1 a 0, graças a um gol marcado pelo atacate Elivélton aos 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe paulista ganhou um desfalque de peso para o jogo de volta.

O goleiro Zetti, hoje coordenador de goleiros das categorias de base são-paulinas, foi expulso. Aos 30 minutos da segunda etapa, Zetti saiu do gol para ficar com a bola e, já caído, trombou com o atacante Wanchope, que, segundo o próprio Zetti, lhe deu um chute na barriga. O arqueiro, então, retribuiu a ‘agressão’. No fim, ambos acabaram expulsos e o goleiro pegou suspensão de dois jogos.

Dessa forma, Zetti foi desfalque para o São Paulo na partida de volta da Libertadores em 1992. O goleiro Alexandre foi seu substituto na reta final do embate no Uruguai e começou como titular no Morumbis no dia 6 de maio daquele ano.

O time que Telê Santana mandou ao gramado foi praticamente o mesmo do primeiro jogo, com apenas duas mudanças: Alexandre no lugar de Zetti e Müller na vaga de Macedo.

Novamente, o São Paulo fez uma grande partida e voltou a vencer o Nacional, dessa vez em seus domínios, pelo placar de 2 a 0. Ronaldão e Antônio Carlos marcaram os gols e fecharam a classificação com um agregado de 3 a 0.

Outra coincidência:

Naquela edição da Libertadores, ao avançar para as quartas de final, o São Paulo encarou um time brasileiro – o que também acontecerá neste ano de 2024 caso a equipe passe pelo Nacional. Naquele ano o Tricolor conquistou seu primeiro título no torneio.


Foto:  saopaulofc.net
Fonte: Gazeta Esportiva

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter (X) Facebook | Threads | Whatsapp

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.