30/01/2023

Mudanças (para melhor) no futebol podem acontecer

A CBF mandou um pedido à FIFA, a fim de mudar a qualidade da arbitragem no futebol brasileiro

O uso de câmeras para auxiliar a arbitragem pode ser a grande novidade para o Campeonato Brasileiro de 2016, segunda o CBF. A entidade fez um pedido à entidade maior do futebol, a FIFA e aguarda a liberação deles para fazer o comunicado oficial.

Vale lembrar que a FIFA já autorizou outros testes no Brasil, como o uso do spray para marcar a posição da barreira nas cobranças de falta e a presença de auxiliares extras, na linha de fundo.

Com a “nova” medida, seria criado um novo cargo: o árbitro de vídeo. Ele seria o responsável por analisar seis tipos de jogadas:

>
Dúvida se a bola entrou no gol ou não;
> Se a bola saiu pela linha de fundo ou não;
> Se uma falta aconteceu dentro ou fora da área;
> Anulação de gols e de pênaltis por faltas claras e indiscutíveis;
> Impedimentos por interferência;
> Jogo brusco ou agressão física.

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero opinou sobre esse possível avanço no futebol nacional.

– Sabemos que é impossível a seres humanos atingir o índice de erro zero na arbitragem. Por isso, considerando a solicitação dos clubes, a CBF pleiteará junto à Fifa a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros. Queremos que o Brasil tome a liderança no processo de introdução da tecnologia no futebol e que sirva de referência para outros campeonatos no mundo – afirmou del Nero.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sergio Corrêa, afirma que o uso da tecnologia não irá acabar com todas as dúvidas durante uma partida. No entanto, espera evitar que erros de avaliação prejudiquem diretamente o resultado em campo.

– É importante dizer que a tecnologia não evitará todos os equívocos de arbitragem, pois a atuação do árbitro de vídeo somente se dará para evitar erros claros, indiscutíveis e que tenham influência no resultado da partida. A comissão está muito satisfeita em participar deste processo de evolução da arbitragem – afirmou Corrêa.

VEJA UM LANCE ABSURDO DE UM PÊNALTI NÃO MARCADO

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.