Morumbi completa 63 anos!

0

Hoje nosso estádio completa 63 anos. Conheça um pouco da história da segunda casa de todos os são-paulinos

Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi

Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi

Hoje nosso estádio completa 63 anos. Conheça um pouco da história da segunda casa de todos os são-paulinos

Maior estádio particular do Brasil, o estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, é a casa do São Paulo Futebol Clube desde 1960.

Palco de muitas glorias do ‘Amado Clube Brasileiro’, como títulos de Libertadores, Brasileirao e tantos outros títulos, o “Morumba” também recebe grandes eventos esportivos e de entretenimento.

Além de festejar as várias glórias tricolores, o Morumbi já sediou grandes momentos paulistanos, como jogos da Seleção Brasileira, a visita do Papa João Paulo II e shows de grandes artistas como Paul McCartney, U2, Queen, Madonna e Michael Jackson, entre tantos outros.

Atualmente, o Morumbi é uma importante e lucrativa unidade de negócios do São Paulo. Algumas das maiores empresas do país e do mundo mantêm camarotes corporativos no estádio, que desde 2007 passou a abrigar também o Morumbi Concept Hall, espaço de compras e lazer situado no anel térreo.

Um pouco mais sobre a história desse gigante!

No dia 15 de agosto de 1952, Monsenhor Bastos abençoou os terrenos e foi lançada a campanha Pró-Construção do Morumbi.

Especial Fotográfico - O Morumbi
Acervo Histórico SPFC

Foi eleita uma comissão constituída pelo presidente do São Paulo, Cícero Pompeu de Toledo e pelos seguintes nomes: Piragibe Nogueira (vice-presidente); Luís Cássio dos Santos (secretário); Amador Aguiar (tesoureiro); Altino de Castro Lima, Carlos Alberto Gomes Cardim, Luís Campos Aranha, Manuel Raimundo Pais de Almeida, Osvaldo Artur Bratke, Roberto Gomes Pedrosa, Roberto Barros Lima, Marcos Gasparian, Paulo Machado de Carvalho e Pedro França Filho Pinto. Iniciava-se então, uma nova fase na vida do São Paulo Futebol Clube.

Parte do dinheiro da venda do Canindé comprado na época por Cr$ 12.000.000,00 (vendido à Portuguesa de Desportos em 1956) foi revertido em material de construção. Toda a receita do clube também foi investida na construção do estádio, ficando o time num segundo plano, com isso, o Tricolor ficou um bom tempo sem títulos e sem contratar jogadores

As obras para a construção do novo estádio começaram em 1953.

A saga da construção do Morumbi - SPFC

Alguns números do Morumbi: para o desenvolvimento do projeto foram necessárias 370 pranchas de papel vegetal; cinco meses foram consumidos nas terraplanagens e escavações, com o movimento de 340 mil metros cúbicos de terra; um córrego foi canalizado; o volume de concreto utilizado é equivalente a construção de 83 edifícios de dez andares; os 280 mil sacos de cimento usados, se colocados lado a lado, cobririam a distância de São Paulo ao Rio de Janeiro; 50 mil toneladas de ferro, que daria para circundar a Terra duas vezes e meia.

Fim da novela! Terreno do Morumbi foi doação particular ao São Paulo F.C! -  UOL Esporte
UOL Esporte

Num determinado momento, uma troca foi proposta pela prefeitura que ficaria com o Morumbi e o São Paulo, com o Pacaembu. Mas Laudo Natel, apoiado por toda a diretoria, prosseguiu a batalha, após a morte de Cícero Pompeu de Toledo.

A INAUGURAÇÃO (parcial)

A partida que inaugurou o estádio aconteceu no dia 2 de outubro de 1960. O São Paulo venceu o Sporting Lisboa, por 1×0 com gol de Peixinho (Arnaldo Poffo Garcia) aos 12 minutos de jogo, diante de 56.448 pessoas que lotavam o estádio ainda inacabado, recorde em amistosos na época. O árbitro da partida inaugural foi Olten Ayres de Abreu.

Assista aqui o primeiro gol marcado no Morumbi:

CURIOSIDADE: O gol marcado por Peixinho foi de cabeça, se jogando quase rente ao chão. Daí nasceu a expressão “gol de peixinho”.

O São Paulo jogou com: Poy; Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátyro e Víctor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino Orlando, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro; técnico Flávio Costa.

O Sporting Lisboa formou com: Aníbal; Lino e Hidário; Mendes, Morato e Július; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diego (Geo) e Seminário; técnico Alfredo Gonzalez.

Histórico: treino no Estádio do Morumbi, no início das obras, em 1955 -
Histórico: treino no Estádio do Morumbi, no início das obras, em 1955 – Foto: João Ribeiro

INAUGURAÇÃO TOTAL

A inauguração total do Morumbi ocorreu no dia 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada em 1 a 1. Vieira Nunes abriu o placar para a equipe portuguesa, aos 32 minutos de jogo e Miruca empatou para o São Paulo aos 35 minutos do primeiro tempo. O árbitro da partida foi José Favilli Neto e o público foi de 107.069 espectadores presentes (59.924 pagantes). O jogo teve a presença do presidente da República, o general Emílio Garrastazu Médici, e do governador paulista, Abreu Sodré.

São Paulo recebeu equipe europeia em inauguração do Morumbi
Reprodução/Twitter São Paulo

O São Paulo jogou com: Picasso; Édson, Jurandir, Roberto Dias e Tenente; Lourival e Gérson; Miruca (José Roberto), Toninho, Téia (Babá) e Paraná (Claudinho); técnico Zezé Moreira.

O Porto formou com: Vaz; Acácio, Valdemar, Vieira Nunes e Sucena; Pavão e Rolando; Gomes, Chico (Seninho), Pinto (Ronaldo) e Nóbrega.

Após esta inauguração o Morumbi passou a ser chamado de “o maior estádio particular do mundo”, apesar da redução de sua capacidade de 120 para 85 mil espectadores nos anos 90, por medida de segurança.

Entre 1994 e 1996 o estádio passou por uma série de reformas para melhorias na estrutura (que apresentava falhas), foram colocados amortecedor de impacto e para a colocação de assentos nas arquibancadas e nas chamadas “gerais” e teve a capacidade reduzida em 10 mil pessoas. O nome oficial é Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em homenagem ao ex-jogador, dirigente e presidente do clube.

O Morumbi foi palco de grandes vitórias do São Paulo Futebol Clube, o qual conquistou em casa o primeiro campeonato da Copa Libertadores da América em 1992 e seu tricampeonato em 2005. Em 1993, apesar do último jogo ser no Chile, o Tricolor praticamente decidiu o título em casa ao vencer por 5 a 1 o Universidad Católica.

+ CONFIRA OS CINCO MAIORES ARTILHEIROS DO SPFC NO MORUMBI

Já em Campeonatos Brasileiros, o São Paulo não tinha muita sorte em seus domínios, pois nas quatro primeiras finais em que decidiu o título no Morumbi (1973, 1981, 1989 e 1990), saiu de campo sem a taça, precisando esperar até 2006 para conseguir conquistar um título nacional em seu estádio, feito repetido em 2007. O São Paulo já conquistou 20 taças em seu estádio.

EVENTOS

O Morumbi também é utilizado para shows de grandes nomes internacionais. Além disso, o Morumbi foi palco do Hollywood Rock de 1988, 1990, 1993 e 1994 e do Canta Brasil de 1982. O estádio já foi o palco de bandas e artistas como Queen, Kiss, Nirvana, Michael Jackson, Madonna, Rush, Linkin Park, Franz Ferdinand, U2, Roger Waters, Aerosmith, Metallica, Beyoncé, Coldplay, Bon Jovi, Black Eyed Peas, Paul McCartney, Menudo, Shakira, Iron Maiden, Muse, Justin Bieber, Eric Clapton, Pearl Jam, Lady Gaga, One Direction, Foo Fighters, entre outros. VEJA A LISTA COMPLETA AQUI!

Morumbi terá mais 2 shows, e São Paulo 'torce' para que tabela não sofra  mudanças - Sou Tricolor

MORUMBI CONCEPT HALL

O São Paulo Futebol Clube conta atualmente com uma área chamada “Morumbi Concept Hall”, que foi concebida para aumentar a circulação de pessoas, fortalecer a marca do time e aumentar a receita em dias em que não há jogos no estádio, melhorando assim, as opções de entretenimento, negócios e lazer para os paulistanos e turistas na região. A entrada pode ser feita pelo portão dois do estádio, conhecida como entrada principal.

Morumbi terá restaurante árabe em área de antigo bar do São Paulo - Lance!
Divulgação/Amani Experience

O Morumbi Concept Hall atualmente recebe o camarote Santo Manto, Banco Inter, Sala Raí e diversos outros camarotes,  agência de turismo Passaporte FC, a loja da Adidas, Camarote Stadium Eventos, o camarote Espaço Unyco e muito mais.

Vale muito a pena visitar, conhecer e se apaixonar pelo espaço, que tem uma ótima visão do campo de jogo.

DADOS:

Ao todo são 102.904 metros quadrados de área construída, sendo que a área reservada aos espectadores é de 62.450 metros quadrados.

O campo do Morumbi mede 108,25 metros de comprimento por 72,70 metros de largura. O estádio possui 15 cabines para rádio e TV; 81 pontos de vendas para bebidas e lanches; 105 guichês para venda de ingressos; 51 banheiros; centro médico com 5 ambulâncias de plantão.

É um dos poucos estádios do Brasil que possui um setor exclusivo para deficientes físicos. A área tem 470 metros quadrados, espaço para 92 cadeiras de rodas e 108 lugares destinados a portadores de outros tipos de deficiência. Os acompanhantes dos deficientes físicos também têm um local específico dentro do estádio, ao lado do setor especial.

Desde abril de 1999, o Morumbi possui um novo sistema de iluminação. Os antigos painéis com luminárias concentradas foram substituídos por uma iluminação horizontalizada nos dois lados do estádio. As quatro caixas de concreto foram trocadas por duas estruturas metálicas especiais, com 80 metros de extensão cada uma, acompanhando a curvatura do Morumbi.

O estádio foi remodelado por duas vezes, de 1994 a 1996 com uma reforma estrutural total e posteriormente em 2000.

O São Paulo já disputou 32 decisões no Morumbi e foi campeão em 24 ocasiões.

MAIOR PÚBLICO:

O maior público numa partida do São Paulo Futebol Clube, foi no dia 16 de novembro de 1980, quando o São Paulo ganhou do Santos por 1 a 0, na primeira partida válida pela final do Campeonato Paulista. Nesta ocasião, o público-pagante foi de 122.209 pessoas, somado ao público de 326 pessoas não-pagantes, gerando no total de 122.535 espectadores

ESPECIFICAÇÕES:

  • Capacidade de público quando inaugurado finalizado: 149.408 pessoas;
  • Capacidade de público atual: 66.795;

Distribuição da lotação

Arquibancada setor amarelo: 10.000
Arquibancada setor azul: 10.000
Arquibancada setor laranja:  8.377
Arquibancada setor vermelho e visitante: 9.162

Cadeiras setor amarelo: 3.225
Camarotes setor amarelo: 474
Cativas setor azul: 4.422
Camarotes setor azul: 57
Cabines setor azul: 185 (não comercializáveis)
Cadeiras setor laranja: 2.393
Camarotes setor laranja: 1.105
Cativas setor vermelho: 5.280
Camarotes setor vermelho: 204
Tribunas setor vermelho: 175 (não comercializáveis)  

Camarotes setor amarelo: 1.796
Gerais setor azul: 2.152
Camarotes setor azul: 1.053
Camarotes setor laranja: 1.902
Setor PNE: 211
Gerais setor vermelho: 2.008
Camarotes setor vermelho: 2.614

Governo de São Paulo veta volta de torcida aos estádios | Site Liberdade PB
  • Área total (incluso Complexo Social “Manoel Raymundo Paes de Almeida”): 154.520 m²;
  • Área construída: 112.904 m²;
  • Área reservada ao público: 62.450m²;
  • Área de deficientes: 470m² e mais 108 lugares;
  • Campo oficial de 105m x 68m – padrão FIFA;
  • Sistema de iluminação: 256 refletores HPI 1500W, 1500lux/ponto;
  • 02 bancos de reservas com 12 assentos cada e estofamento Recaro e cobertura de vidro blindado;
  • 1 banco com 8 assentos com estofamento Recaro e cobertura de vidro blindado;
  • 02 placares eletrônicos;
  • Sistema de drenagem e irrigação computadorizado;
  • Pista de atletismo de 450m com quatro raias contínuas e oito na reta principal;
  • 81 bares e lanchonetes;
  • 51 banheiros;
  • 105 guichês de vendas de ingresso;
  • Tribuna Presidencial “Deocleciano Dantas de Freitas”;
  • Salão Admnistrativo “Marcel Klaczko”;
  • Salão Nobre “Luiz Campos Aranha”;
  • Auditório “Monsenhor Francisco Bastos” para 240 pessoas;
  • Memorial “Luiz Cássio dos Santos Werneck”;
  • Morumbi Concept Hall;
  • Sala de Imprensa “Geraldo José de Almeida”;
  • Tribuna de Imprensa;
  • Posto policial;
  • Posto médico emergencial;
  • JECRIM “Waldemar Mariz de Oliveira Jr”;
  • Vestiário “José César Dias”, de uso do São Paulo FC;
  • 1 outro vestiário profissionai;
  • 02 vestiários amadores;
  • 01 vestiário p/árbitros.

FICHA TÉCNICA:

  • Inauguração parcial: 2 de outubro de 1960
  • Inauguração final: 25 de janeiro de 1970
  • Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi, São Paulo – SP/ 05653-070
  • Telefone: (11) 3749-8000
  • Fax: (11) 3742-7272
  • Capacidade de público total: 66.795.
  • Capacidade de público por ingressos comercializáveis: 66.435.
  • Capacidade de público quando inaugurado finalizado: 149.408 pessoas.
  • Maior goleada: São Paulo 10 x 0 Botafogo-PB – 28 de Março de 2001.
  • Maior artilheiro: Serginho Chulapa – 135 gols.
  • Jogador com mais partidas disputadas: Rogério Ceni – 594 jogos
  • Maior público: 163 mil pessoas – Congresso de testemunhas de Jeová
  • Maior público em jogos de futebol: 146.072 pessoas – Corinthians 2 x 1 Ponte Preta – 9 de Outubro de 1977.

Foto: Divulgação

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.