Líder por mais de 25 anos da primeira torcida organizada do Brasil, Helio Silva teve um infarto e faleceu na noite desta sexta (2)

A TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo), primeira torcida organizada no Brasil, denominada como Grêmio SamPaulino, foi fundada em 1939 por Manoel Raymundo Paes de Almeida.

Helio Silva, presidiu a torcida já chamada de TUSP, de 1970 até meados de 1996, quando a torcida caiu em extinção. São-Paulino de coração, Helio não media esforços para acompanhar o tricolor e levar consigo, a maior quantidade possível de torcedores, para empurrar o tricolor.

Em março de 1972 a TUSP fez a primeira excursão ao exterior para acompanhar os jogos contra o Cerro Porteño e Olimpia pela Libertadores da América. Oito ônibus foram fretados para esse fim e brindes foram levados para serem distribuídos. Todos arcaram com o custo do transporte e hospedagem.

 

Veja uma entrevista com Helio (ex-Tusp) e Nico, a Independente, para a SPFC Digital.

https://www.youtube.com/watch?v=wucRpBQuN-8

Há uma anedota de que quando o São Paulo foi jogar em Campinas contra o Guarani e conquistou antecipadamente o titulo de Campeão de 1970, Helio participou de um momento histórico.

Quando nosso ônibus já se encontrava no centro de Campinas para se dirigir ao estádio, tivemos uma de nossas bandeiras do tricolor, que estava pendurada para fora da janela do ônibus, roubada e levada para dentro de um bar cheio de torcedores rivais. Helio Silva, entrou sozinho bar, no melhor estilo “tele catch” e resgatou o bandeirão Tricolor são e salvo.

Helio era lutador de luta livre, com isso, teve uma certa ”facilidade”.

Vale ressaltar que Helio foi assessor do vereador Valter Abrahão e em 1992 ocupou o cargo de diretor para assuntos de torcidas organizadas na FPF.

CONFIRA ABAIXO, UMA FOTOGALERIA DE HELIO SILVA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *