O nosso quadro relembra a história do argentino Sastre que marcou época no São Paulo.

Antônio Sastre, nascido em 27/04/1911 em Lomas de Zamora na Argentina, o jogador foi um dos grandes ícones do esporte na argentina nas décadas de 30 e 40, onde passou pelo Tricolor após longa data defendendo o Independiente.

Conhecido por sua versatilidade, Sastre atuava de volante, meia, atacante e até de goleiro o hermano já foi improvisado durante sua carreira. Ágil sobre a marcação adversária, Sastre foi um jogador inovador para o padrão de jogo da época com sua velocidade.

Em 1943 o Tricolor buscava um atacante para contracenar ao lado do famoso Leônidas da Silva (considerado um dos maiores jogadores da época), foi então que Sastre desembarcou em São Paulo sob grande festa da torcida que fez questão de recepcioná-lo, após 11 anos defendendo o Independiente o jogador de 32 anos foi considerado “velho” pela imprensa.

Sastre demorou um pouco para desenvolver seu desempenho e foi taxado de “DeSastre” por uma parcela da torcida, mas bastou iniciarem as boas atuações para até mesmo a mídia se render ao argentino. Sastre é até hoje o jogador do São Paulo que mais vezes balançou as redes em uma única partida, com 6 gols marcados na vitória sobre a Portuguesa Santista por 9 x 0.

O meia ganhou seu primeiro título logo na primeira temporada, saindo campeão paulista diante do rival verde que mudara de nome por perseguição do governo sobre pessoas ligadas ao fascismo italiano, o jogo terminou 0 x 0, mas Sastre foi eleito o melhor em campo, após levar uma tesoura do zagueiro, o jogador fez todo esforço para permanecer no jogo ainda machucado (lembrando que na época não haviam substituições).

Sastre ganhou os Paulistas de 1943, 1945 e 1946 e mais 2 Copa Américas pela Argentina. Pelo Tricolor disputou 129 partidas e marcou 58 gols de 1943 à 1946 quando seguiu para o Gimnasia y Esgrima La Plata (ARG).

Sastre faleceu em Buenos Aires em 23/11/1987, sobre seu caixão havia uma bandeira do São Paulo estendida.

+ Relembre a história do craque Zizinho com a camisa Tricolor!

Veja a galeria de fotos do jogador (clique para ampliar a imagem):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *