É hora de relembrar a história do Leônidas da Silva, um dos grandes ídolos não só do São Paulo, mas do futebol brasileiro.

Leônidas da Silva nasceu 06/09/1913 no dia Rio de Janeiro-RJ e iniciou sua carreira no São Cristóvão em 1929, após se destacar nas categorias de base carioca, Leônidas já chamava a atenção desde pequeno.

O “Diamante Negro” como era chamado, consolidou sua carreira como um dos melhores jogadores do mundo na era pré-Pelé, muitos o consideravam certamente como o melhor. Leônidas passou por muitos clubes antes de chegar ao Tricolor somente em 1942, aos seus 29 o atacante e goleador passou por Vasco, Peñarol e Flamengo por onde também construiu uma história vitoriosa, além de ser o destaque da Seleção Brasileira.

Também conhecido por “Homem Borracha” pela sua elasticidade com a bola, Leônidas da Silva chegou ao Tricolor em 1942 diante de uma grande festa da torcida Tricolor sob a recepção de 10 mil torcedores que o carregou nos ombros até a sede do clube, um reforço astronômico na época que lotou o Estádio do Pacaembu com 70 mil torcedor para ver o Diamante Negro estrear pelo São Paulo. Um fato curioso é que ele foi anunciado no dia 01/04, muitos até acharam que era piada devido ao dia da mentira.

O atacante iniciou uma era de ouro no São Paulo, erguendo os Campeonatos Paulistas de 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949, sendo o grande destaque da equipe sendo o melhor jogador do torneio em todas as oportunidades em que saiu campeão. Pelo São Paulo disputou 212 jogos e marcou 141 gols.

Um grande feito de sua carreira foi a invenção da “bicicleta”, lance acrobático que ele inventou ou para alguns apenas aperfeiçoou, ainda quando jogava pelo Bonsucesso. O jogador repetiu algumas vezes mais tarde, pelo Tricolor aplicou a bicicleta a primeira vez em um Choque Rei, já a da foto mais famosa do lance foi numa vitória sobre o Juventus no Pacaembu por 8 x 0 no dia 13/12/1948. Um dos lances pela seleção brasileira chegou a ser interpretado com irregular, visto que o juiz não conhecia tal acrobacia.

Leônidas jogou no Tricolor até 1950 onde se aposentou e se tornou dirigente do clube e depois virou comentarista esportivo. Leônidas faleceu no dia 24/01/2004 aos 91 anos em Cotia-SP vitima das complicações do Mal de Alzheimer que sofria há algum tempo.

+ Relembre a história de Gino Orlando, o segundo maior artilheiro do Tricolor. Confira!

Veja a galeria de fotos do Diamante Negro (clique na imagem para ampliar):

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.