Nessa semana nós relembramos a história de Poy, que foi vitorioso pelo Tricolor tanto como goleiro quanto como técnico

José Poy nasceu em 11/04/1926 em Rosário na Argentina e aos 22 anos iniciou sua carreira no Rosário Central, time tradicional da cidade e do país. O goleiro hermano não faria história nas “canchas” argentinas e marcaria seu nome mesmo no Tricolor anos mais tarde.

Em 1948, José Poy chegava ao Tricolor para ser reserva do goleiro Noronha e só assumiria a titularidade dois anos mais tarde, após o São Paulo faturar os Campeonatos Paulistas de 1948 e 1949, fora os outros 3 títulos paulistas conquistados naquela década.

Poy estreou pelo Tricolor no dia 14/06/1949 e após assumir a meta são-paulina, o ex-goleiro mostrou para que veio com atuações seguras. O objetivo do clube de construir o Estádio do Morumbi frustrou as conquistas na década de 50, mas o arqueiro sempre teve o grande apreço da torcida e dos dirigentes tricolores na época.

O camisa 1 foi essencial para que o projeto do Morumbi fosse concretizado, o goleiro vendeu milhares de cadeiras cativas que eram fontes de renda para a construção do estádio e também fez parte do marketing do clube durante o processo em que o Estádio Cícero Pompeu de Toledo era erguido. Como honraria, Poy foi o primeiro a pisar no gramado do Morumbi no amistoso de estreia contra o Sporting Lisboa (PORT) em 02/10/1960.

Com a camisa Tricolor, Poy disputou 525 jogos (298 vitórias, 108 empates, 119 derrotas com aproveitamento de 63,61%). Dado como um dos ídolos do clube, Poy vestiu a camisa são paulina até 1962 quando se aposentou dos gramados.

Dois anos mais tarde José Poy retornava como técnico e entre muitas idas e vindas à frente do comando técnico Tricolor (de 1964 – 1984 foram 5 passagens), o treinador argentino acumulou bons resultados, se tornando campeão paulista de 1975 e os vice-campeonatos brasileiros de 71 e 75, além do vice da Libertadores de 74 e o vice-paulista de 82.

+ Relembre a história de Maurinho, o jogador que humilhou no Majestoso na final do Paulistão de 48. Confira!

O último clube a treinar foi o XV de Jaú, nas últimas partidas já muito debilitado, Poy dirigiu a equipe sobre uma cadeira de rodas e também tem o valor da torcida até hoje. O ex-goleiro faleceu em 08/02/1996 aos 69 anos em São Paulo-SP.

Confira uma entrevista com Jose Poy.

Veja a galeria de fotos do ex-jogador (clique na imagem para ampliar):

Matéria original de: 15 de novembro de 2016 às 22:37
Atualizada em: 16 de abril de 2020 às 11:40

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.