Medidas para a volta do NBB

Gestora do Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) está disposta a realizar a fase de playoff da competição até o meio do ano, caso franquiados e patrocinadores aprovem tal decisão em reunião virtual a ser realizada na próxima segunda-feira.

Em live promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta, o CEO da LNB, Sérgio Barbosa Domenici, revelou que a Liga tem um plano de segurança para atletas, comissões técnicas, funcionários e colaboradores, incluindo testagem em massa para o novo coronavírus e isolamento social em hotéis.

A corrente mais forte aponta para que a fase de playoff seja realizada em apenas uma sede, com a participação apenas de pessoas fundamentais para a realização das partidas e sem a presença de público no ginásio.

“Nossa ideia é a seguinte: primeira semana só com treinos individuais. Atleta vai ser testado antes. Depois, três semanas de treinamento coletivo, onde novo teste será feito. A partir daí vamos isolá-los em hotéis. Os ginásios serão frequentados somente por atletas, comissão técnica e pessoal da produção. Todos serão testados. Esse é o protocolo para voltarmos com o NBB no meio do ano”, disse Sérgio Barbosa Domenici, reforçando que os clubes precisam aprovar a ideia na reunião do dia 4.

Interrompido no dia 15 de março devido à pandemia do novo coronavírus, o NBB cancelou as suas últimas três rodadas da fase de classificação. Com isso, Flamengo (1°), Sesi-Franca (2°), São Paulo (3°) e Minas (4°) já estão classificados para as quartas de final. Eles esperam os vencedores dos seguintes confrontos das oitavas: Mogi x Bauru; Pinheiros x Paulistano; Corinthians x Unifacisa; e Botafogo x Rio Claro.

Desde então, reuniões virtuais com dirigentes da LNB e representantes dos 16 clubes têm acontecido constantemente. No dia 2 de abril, o grupo aprovou o auxílio financeiro para a arbitragem além de uma redução no salário dos executivos da LNB. Na próxima segunda, serão debatidos diversos temas, dentre eles o plano de realizar a fase final do NBB com medidas de isolamento social e testagem em massa de todos os envolvidos.

Fonte: Globoesporte.com
Foto: Rubens Chiri – spfc