in ,

Rogério Ceni encara o Corinthians em busca de marca inédita para treinador no São Paulo

Treinador pode vencer o quarto clássico na atual passagem pelo clube

Rogério Ceni detém algumas das marcas mais impressionantes da história do São Paulo. E incluirá mais uma à coleção se vencer o Corinthians, sábado, no Morumbi, em duelo da décima rodada do Campeonato Paulista.

Na atual passagem, que começou em outubro, no Brasileiro, Ceni tem 100% de aproveitamento em clássicos: venceu Corinthians e Palmeiras, no Nacional, e o Santos, mais recentemente, no Paulista.

Rogério Ceni em Água Santa x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Rogério Ceni em Água Santa x São Paulo — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Nunca um treinador conseguiu emendar a quarta vitória sobre seus maiores rivais em um início de trabalho no clube.

Segundo levantamento do pesquisador Alexandre Giesbrecht, do Anotações Tricolores, cinco treinadores conseguiram vencer os três primeiros clássicos: Rubens Salles, entre 1931 e 1932, Levir Culpi, em 2000, Vadão, em 2001, Paulo Autuori, em 2005, e Muricy Ramalho, em 2006.

Salles e Vadão deixaram o clube antes do quarto clássico. Levir e Autuori perderam o quatro clássico, ambos para o Santos, enquanto Muricy empatou com o Palmeiras.

A série atual de Ceni começou logo no segundo jogo dele, uma vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians no Morumbi. Depois, no Allianz Parque, bateu o Palmeiras, cheio de reservas, por 2 a 0. As duas vitórias foram importantes na luta do time contra o rebaixamento no Brasileiro.

O duelo contra o Santos foi pelo Paulista de 2022, na Vila Belmiro. Naquela que é apontada como a melhor partida do São Paulo na temporada, fez 3 a 0 no rival, em crise.

Trata-se de um aproveitamento em clássicos muito superior ao que Ceni conquistou durante sua primeira passagem como técnico do São Paulo, em 2017.

Naquela época, foram oito clássicos, com só duas vitórias – uma contra o Santos, na Vila, outra sobre o Palmeiras, no Morumbi. O aproveitamento contra o Corinthians, rival de sábado, foi ruim: duas derrotas e três empates (nessa conta entra o duelo pela Copa da Flórida, que depois o São Paulo venceu nos pênaltis). Houve também um empate com o Palmeiras. No total, só 37,5% dos pontos conquistados.

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara