Mancini fala sobre três zagueiros e jovens jogadores
O treinador falou sobre o esquema tático com três zagueiros e o perfil mais jovem da equipe que foi utilizado no fim de semana
Depois que Vagner Mancini chegou no comando do São Paulo, o time vem mudando a forma de jogar. No último fim de semana, o Tricolor entrou em campo com três zagueiros e com vários garotos que subiram da base no time titular.
A média de idade do time titular foi de 24,1 anos, a segunda menor dessa temporada, atrás apenas dos 23,5 anos da equipe quase toda reserva que André Jardine escalou na vitória por 1 a 0 sobre o São Bento. Nas partidas mais importantes de 2019, o torcedor viu um São Paulo mais experiente em campo: média de 29,6 anos na ida contra o Talleres (ARG) e 28 anos na volta.
Atletas rodados como Bruno Peres, Jucilei, Nene e Diego Souza ficaram no banco, enquanto jovens como Igor Vinícius, Luan, Helinho e Antony foram titulares. De acordo com Mancini, uma opção que teve mais a ver com as características do que com a idade de cada um. O time foi Tiago Volpi, Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins; Igor Vinícius, Luan, Antony, Helinho e Reinaldo; Gonzalo Carneiro e Pablo.
“A mudança de peça não vai pela idade, vai pela característica. Quando coloco mais um zagueiro, estou fortalecendo um sistema que vinha tomando muito gol e dando também a possibilidade para que essa equipe possa atacar melhor com os meias, os alas e os atacantes. E aí eu preciso de jogadores que não tornem esse sistema rígido, mas um sistema leve, de ataque”, disse.
“O 3-5-2, quando foi inventado, era um sistema muito ofensivo. Ele nasceu para ser ofensivo. Quando foram feitas adaptações a ele, com alas que eram laterais, com mais volantes, ele se tornou um bloco defensivo. Eu não quero isso. Quero que o São Paulo jogue com apenas um volante de marcação, com dois meias leves, que saibam jogar pela lateral do campo, porque a partir do momento em que o adversário marca nossos alas eu vou ter que usar os meias por fora”, comentou.
Luan, 19 anos, foi o único volante de marcação escalado no domingo. Os armadores, que buscavam o lado do campo a todo momento, foram Helinho (18 anos) e Antony (19 anos completados justamente naquele dia). Na frente, Gonzalo Carneiro (21 anos) só conseguiu auxiliar Pablo (26 anos) por 22 minutos, já que foi expulso após uma entrada dura no campo de ataque e prejudicou todo o planejamento da equipe.
Para domingo, em Bragança, contra o Bragantino, a expectativa é de que Hernanes possa substituir Gonzalo Carneiro, atuando como um meia por dentro, com Helinho e Antony abertos. Uma mudança certa é a entrada de Léo na lateral esquerda, já que Reinaldo sofreu uma lesão logo aos 11 minutos.
O São Paulo poderá ter para a partida de domingo: Tiago Volpi, Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins; Igor Vinícius, Luan, Helinho, Hernanes, Antony e Pablo.