Mancini comenta classificação e fala sobre “caso Jean”

Em entrevista coletiva após o jogo desta quarta, o técnico interino Vágner Mancini falou sobre a primeira fase do time e comentou o caso do goleiro Jean

Assim que chegou a zona mista do Estádio Anacleto Campanella, Vágner Mancini começou falando da confusão que envolveu o goleiro Jean.

Eu gostaria de falar que o que eu li na nota que o Jean soltou não é verdade. Em determinado momento, lá atrás, quando o Jean não quis ir ao jogo contra o Red Bull, sentei com ele por quase meia hora, bati um papo com o atleta. Eu conheço ele desde que ele tinha 14 anos, através de uma pelada lá em Salvador, sou amigo do pai dele, jamais agiria de uma forma que não seria mostrar o caminho certo. Naquele momento não era a atitude correta dele, ele estava reivindicando uma titularidade, eu expliquei isso para ele. Teve uma cobrança em cima do grupo, e somente ele se rebelou. Eu disse para ele que ele estava fazendo a coisa errada. Ali não estava o técnico Vagner Mancini, estava o pai Vagner Mancini. Aqui estou dando a minha versão do que aconteceu. O que eu li na nota não é a realidade dos fatos.

Em seguida, Mancini disse que para Jean voltar, depende apenas dele.

Não foi o técnico Vanger Mancini que botou o Jean no banco. Desde que ele chegou, ele já passou por alguns técnicos, passou entre titularidade e reserva. Só para deixar tudo claro, não tenho nada contra o atleta, muito pelo contrário, já falei sobre minha amizade com o pai. Ele interpretou tudo errado. Se acontecesse amanhã, faria da mesma forma. Quem veste a camisa do São Paulo precisa ter respeito por aquilo que acontece dentro de campo.

Mancini falou sobre o ambiente do São Paulo e como o time conseguiu a vaga às quartas de final.

O ambiente não é ruim, posso falar e provar para vocês. Temos um extremamente totalmente sadio, de amizade e comprometimento. Se existe algum tipo de limitação, seja ela tática, técnica ou de comportamento, ela existe em qualquer setor da sociedade. Mas nós temos um ambiente altamente sadio, e por isso conseguimos, com muita dificuldade, a vaga. Fruto daquilo o que sentimos no dia a dia, do que sentimos dos companheiros.

O treinado ainda lamentou a perda de peças importantes e disse que a equipe vem muito abaixo do que poderia apresentar.

O são-paulino acredita, o torcedor realmente acredita em seu time, em uma camisa vencedora. Não é somente o fato de ter iniciado o ano mal, na segunda metodologia de trabalho, daqui a pouco estaremos na terceira… Acho que está muito abaixo. Ao longo de todo esse período perdemos peças importantes. O time está bem desfigurado. Faltam peças ali que, no momento do jogo, iriam pisar na bola, fazer uma leitura diferente. O São Paulo está dentro de toda essa dificuldade, e no dia do jogo tivemos essa nota que foi soltada também para tumultuar, mas estamos trabalhando. O São Paulo está tendo dificuldade para chegar nas vitórias, isso nos incomoda bastante. Sabemos onde temos que melhorar. Mas a melhora significativa vai vir com o tempo. Vai melhorar a partir do momento que pudermos contar com todos.

Mancini também falou sobre como os bastidores influenciam dentro de campo.

Decisivamente. Você vive um ambiente totalmente contrário ao que um time de futebol deveria ter. Sabemos o que está acontecendo. Não estamos fugindo da responsabilidade. É muito importante que todos falem disso, porque a partir do momento que você encara o problema de frente, a possibilidade de passar é maior. A diferença entre Carneiro e Jean é que o Carneiro pediu desculpas, por isso foram sanções diferentes. Temos que melhorar muitas coisas, não fugimos disso. O jogo de hoje foi muito ruim, cansou a gente de assistir. A equipe da casa precisava da vitória, então jogava um pouco irresponsável. Cada lance era um lance de perigo. Tudo isso é um pacote que, ao longo do tempo, estamos tentando alterar. Mas todos estamos encarando o problema de frente.

Ainda sobre o caso Jean, Mancini disse que o jogador precisa se desculpar com todos, para ai sim ter uma conversa e ver se irá relacioná-lo ou não em jogos futuros enquanto ele estiver como interino.

Tenho filhos da idade do Jean. A partir do momento que ele entender que a desculpa é necessária… Claro que ninguém está aqui para punir ninguém. Somos uma equipe de futebol. Todos erramos e acertamos ao longo do tempo. Ele é um atleta do São Paulo. Está afastado porque foi uma decisão dele, ele pediu para ficar separado do grupo. A partir do momento em que o atleta voltar para nós e dizer que quer jogar, vamos sentar e analisar.

O treinador ainda falou sobre o que pode melhorar para o mata-mata do Paulistão.

Diferente em termos de treinamento, opção tática e melhora em parte técnica, muito pouco. Não vou mentir. A melhora significativa tem que vir da confiança do atleta. O Campeonato Paulista te oferece uma dificuldade muito grande. Eu, sinceramente, quero encontrar um fato novo para que esse time possa dar uma cara diferente. Dar ao torcedor uma confiança maior, para que ele possa jogar junto com a equipe.

Mancini ainda foi perguntado sobre três assuntos que sempre vêem à tona: Nene, Cuca e pato:

Nene

Eu gostaria de usar. O Nenê pode nos dar algo diferente, mas dificilmente teremos a liberação do Nenê. O que eu tenho ouvido é que ainda vai cerca de dez dias.

Cuca

É óbvio que existe contato. Não há interferências, é bom que se diga isso. Há conversar sobre o que vai acontecer. Todos estamos de braços abertos esperando o Cuca, mas enquanto ele não estiver a frente do São Paulo estaremos fazendo o que tem de ser feito.

Pato

Esse é um assunto interno que eu gostaria, sinceramente, de não falar.

Antes de encerrar a coletiva, Mancini foi questionado pelo fato de supostamente ter alguma rusga com Jean, na época em que ele treinava o Vitória e o goleiro defendia o Bahia.

Nunca tive problema. Tanto é que, quando cheguei ao São Paulo, um dos primeiro atletas que fui cumprimentar foi o Jean. Fruto de uma pelada em Salvador que ele jogou. Sinceramente eu desconheço (algum tipo de problema com Jean).

LEIA TAMBÉM:

+ Veja como foi o jogo minuto a minuto e leia nossa crônica da partida
+ Confira como ficou a classificação final do campeonato paulista

FOTO: Felipe Lucena

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.