Leo. (Foto: Divulgação)

Ainda jovem, no início da carreira, Léo foi vítima de racismo em um shopping e foi mandado embora apenas por ser negro. O caso nunca saiu da memória do jogador, que pensou até em desistir da carreira. Ele recordou o momento e desabafou:

“Eu estava fugindo disso, mas eu tenho que falar. Hoje está muito nítido. Eu passei por um preconceito que partiu meu coração. Ali eu pensei em desistir. Foi a primeira vez que pensei: “Não dá mais para mim”. Eu não aceito o racismo nunca, nunca vou aceitar isso. Eu entrei em um shopping e eu fui mandado embora por causa da minha cor. Isso não existe. O cara falou: “Você está aqui pedindo dinheiro?” E começou a me ofender. Eu era um menino, cara. Como ele ia me expulsar de um shopping? Eu saí de dentro do shopping e me perguntei o que estava fazendo ali”, contou.

“O preconceito, o racismo, não é de agora, ele é de muito tempo, e muita gente se fechava para isso. Por isso que agora o mundo está vendo, não é de agora. Isso já vem de anos. A cor nunca pode definir o caráter da pessoa. E uma coisa que meu pai, minha mãe e meus irmãos me ensinaram foi ter caráter. Aquilo ali eu não desejo para ninguém, foi a maior vergonha da minha vida. Você entrar em um local público e as pessoas te olhando, o rapaz te expulsar por causa do preconceito. Eu saí envergonhado”, completou.

LEIA TAMBÉM:

Léo é mais um jogador do São Paulo a levantar a bandeira contra o racismo. Durante a pandemia, o volante Tchê Tchê foi voz ativa na causa e, inclusive, participou de manifestações a favor da causa.

Eu mostro minha indignação, porque eu sou negro, tenho que defender aquilo que eu sou. Eu tenho orgulho de ser negro e pronto. Se você pegar o presidente (dos EUA) foi exemplo, e negro. O melhor jogador de todos os tempos é negro. Os caras do basquete são negros. E por que o negro não pode vencer na vida? Por que o negro é nojento? Quem deveria ser exemplo para muitas pessoas e essas pessoas não valorizam por causa da cor. Isso é uma vergonha para mim”, disse Léo.

“Eu até aproveito essa entrevista para que as pessoas abracem essa causa contra o racismo”, finalizou.

No São Paulo desde 2019, Léo ganhou sequência no time titular de Fernando Diniz, mas voltou ao banco de reservas nos últimos jogos para a entrada de Bruno Alves na zaga.

https://www.youtube.com/watch?v=i04DTzFH6Ac

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.