Confira mais sobre Zetti, um dos maiores arqueiros que o futebol mundial já viu

A história que culminou na idolatria da torcida tricolor com o goleiro Zetti teve início no dia 10 de janeiro do longínquo ano de 1965. Mais precisamente na cidade de Porto Feliz, localizada a 97 km da capital paulista, nascia Armelino Donizete Quagliato, filho do seu Antonio e da dona Maria.

A habilidade com as mãos adquirida no trabalho do campo ajudando seus pais e a capacidade física permitiram que o jovem Armelino começasse sua carreira como goleiro no E.C. Lar de Jesus, quando a família já havia se mudado para o município de Capivari. Ali começava a se transformar o garoto no homem que faria uma linda história no futebol.

Antes do tricolor

Ao ter suas primeiras chances como titular no rival Palmeiras e conseguir se estabelecer na posição, com direito a uma sequência de quase 1.300 minutos sem ser vazado, Zetti não contava com uma triste lesão sofrida após um choque com o atacante Bebeto no ano de 1988.

Após quase um ano fora de combate e a chegada de Veloso, muitos fatores colaboraram para que o arqueiro saísse do Parque Antártica e, após pouco tempo na Europa, chegasse ao tricolor do Morumbi e iniciasse uma trajetória de vitórias e atuações inesquecíveis.

O estabelecimento do ídolo

Ao chegar no São Paulo, Zetti encontrou o mesmo cenário que no time verde da capital paulista, tendo que esperar sua oportunidade pelo fato de já haver um goleiro em grande fase, como era o caso do hoje empresário Gilmar. Depois de uma excursão ao México, onde Zetti defendeu quatro pênaltis, uma conversa entre o goleiro e o técnico da época, Pablo Forlán, foram suficientes para que ele assumisse de vez o arco tricolor.

A transição de Forlán para o mestre Telê Santana, em outubro de 1990, era justamente o que o clube e o camisa 1 precisavam para escrever seu nome na história do esporte. Com participações memoráveis no currículo, com certeza três confrontos ficaram marcados na retina de Zetti e do torcedor são-paulino: A semifinal do Paulistão em 1991 e da Libertadores em 1992 e 1993.

Os jogos contra Palmeiras, Universidad Católica e Newell’s Old Boys, dentre muitos outros, demonstraram claramente a elasticidade, a agilidade e a frieza do arqueiro em ser preciso quando era exigido debaixo das três traves. Defesas seguras e plasticamente belíssimas ajudaram o time a assegurar, em seis anos de estadia no CCT da Barra Funda, as conquistas do Paulista (1991 e 1992) Brasileirão (1991), Libertadores (1192 e 1993) e Mundial Interclubes (1992 e 1993).

Período pós-São Paulo

Depois de sair do Soberano, Zetti ainda conseguiu usar sua habilidade para conquistar títulos jogando por Santos, Fluminense, União Barbarense e Sport.

Além da contribuição dentro das quatro linhas, o período como técnico também foi bastante frutífero. Apesar de não conseguir nenhum título, Zetti obteve campanhas excelentes comandando equipes que começaram as competições desacreditadas.

A frente do Paulista de Jundiaí e do Juventude, o ex-atleta conseguiu levar ambas as equipes até a decisão dos respectivos estaduais, sendo derrotado por São Caetano (na época dirigido por Muricy Ramalho) e Internacional. Zetti também levou o Paraná a Libertadores da América e o Fortaleza de volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, encerrando sua vida como técnico em 2009.

Atualmente, Zetti é comentarista da Rádio Estadão.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.