Válber Roel de Oliveira, nascido no Rio de Janeiro, no dia 31 de maio de 1967, atuava como Zagueiro. Atualmente, dirige o Audax Rio

Válber defendeu os cinco grandes clubes do Rio de Janeiro. Começou a carreira, em 1987, defendendo o Tomazinho. Passou no ano seguinte para o São Cristóvão, ficando por dois anos.

Foi para o Fluminense, em 1990, e lá disputou os Campeonatos Brasileiros de 1990 e 1991, sem grande destaque na zaga do time. Com o contrato vencido, foi para o Botafogo, que relutou em mantê-lo na zaga. Nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 1992, atuou no meio-campo e volante, até agradar como lateral-esquerdo.

Fixado na posição na campanha do vice-campeonato e jogou tão bem que ganhou a Bola de Prata daquela posição.

+Leia mais sobre “Torço muito pelo Rogério”

No São Paulo:

Chegou ao São Paulo para o Campeonato Paulista, mas isso não foi o bastante para assumir a vaga de titular, embora o técnico Telê Santana dissesse que ele tinha mais potencial que o zagueiro italiano Franco Baresi. Estreou no jogo do título do Troféu Ramón de Carranza, uma goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid, em 29 de agosto de 1992, entrando no lugar de Ronaldão.

+Leia mais sobre Daniel de casa nova

Válber fez parte do elenco que foi ao Japão para a disputa da Copa Europeia/Sul-Americana de 1992, mas não entrou em campo na vitória sobre o Barcelona. Já nas duas partidas das finais do Paulistão entrou em campo no segundo tempo, substituindo o lateral-direito Vítor .

Em 1993, nos primeiros jogos, assumiu a vaga de titular, mas logo foi colocado na quarta-zaga e lá ficou. Com Válber nessa posição, o São Paulo foi campeão da Libertadores e Copa Europeia/Sul-Americana de 1993 pelo segundo ano consecutivo, além de conquistar a Supercopa Libertadores.

No começo de 1994, não apareceu na reapresentação dos jogadores após as férias, aproveitando-se que Telê estava licenciado, deixando o auxiliar Muricy Ramalho em seu lugar. Começou a perder espaço no time após a derrota na final da Taça Libertadores da América de 1994, perdida para o Club Atlético Vélez Sársfield em pleno Morumbi.

Disputou apenas uma partida pelo Campeonato Brasileiro de 1994. Ele sumiu mais uma vez em outubro, supostamente para evitar contato com Telê, mas a diretoria o perdoou, apesar das restrições do treinador, que decidiu-se por não escalar mais o zagueiro.

 

Depois do São Paulo:

Foi para o Flamengo em 1995, mas ficou na reserva durante os Campeonatos Cariocas dos dois anos seguintes. Foi vice-campeão carioca em 1995 e campeão em 1996, e marcou quatro gols em 37 jogos pelo Flamengo.

Voltou ao São Paulo para o Campeonato Brasileiro como uma incógnita, tanto é que só voltou ao time titular na reta final do campeonato, em que o tricolor fez má campanha. O Campeonato Paulista de 1997 foi o último torneio disputado por Válber com a camisa do São Paulo: para o Campeonato Brasileiro de 1997, ele foi contratado pelo Vasco.

Em São Januário, conquistou o Brasileiro de 1997, o Campeonato Carioca de 1998 e a Taça Libertadores da América de 1998, mas seu comportamento fora de campo continuou sendo um problema. Disputou o Campeonato Carioca de 1999 pelo Botafogo, mas para o Campeonato Brasileiro foi reforço do Fluminense, que disputou a Série C e saiu com o título.

Voltou ao Vasco no ano seguinte para o Mundial da FIFA, sendo dispensado pelos constantes sumiços aliados a contusões, e teve ainda uma passagem pelo Coritiba. Depois de ficar sem clube durante o primeiro semestre de 2001, foi contratado pelo Santos para o Campeonato Brasileiro de 2001. Disputou oito partidas ao longo do torneio e não se esperava que ele ficasse depois do fim de seu contrato, em dezembro.

Acabou no Fluminense pela terceira vez, embora em janeiro de 2002 ele ainda mantivesse uma reclamação trabalhista contra o clube na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. Pelo Campeonato Brasileiro de 2002, disputou apenas quatro partidas e deixou o clube no fim do ano, indo para a Internacional de Limeira, que acabou rebaixada no Campeonato Paulista de 2003.

Passou ainda por Barretos e Guanabara antes de passar a jogar partidas de exibição ao lado de jogadores que conquistaram o tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994, mas voltou ao futebol profissional ao aceitar o convite do America, em 2006, sendo apresentado junto com Robert e quatro jogadores estrangeiros.

Com Válber como um dos líderes do time, o America fez boa campanha no Campeonato Carioca e chegou a disputar a final da Taça Guanabara, perdida para o Botafogo.

Válber deixou o clube no final do ano, mas voltou para disputar a Série C do Brasileiro de 2007. Em 2008, ficou no clube para o Campeonato Carioca, contando com a confiança do presidente Reginaldo Matias. “Admito que estava cheio de desconfiança quando recebemos o Válber aqui”, disse Matias à revista Placar em janeiro de 2008.

“Mas nesses [dois] anos ele mostrou o profissional que é e tornou-se um exemplo para todos no clube, especialmente para os mais jovens.” Válber aposentou-se ao fim do primeiro turno do estadual, após o America marcar apenas um ponto em sete partidas. No fim do torneio, o clube foi rebaixado pela primeira vez em sua história.

+Leia mais sobre Do Professor ao Mito!

Na Seleção Brasileira:

m treze partidas pela Seleção Brasileira, incluindo a Copa América de 1993, não marcou gols. Sua primeira partida foi em 1 de agosto de 1992, vitória por 5 a 0 sobre o México, e a última em 17 de novembro de 1993, derrota por 2 a 1 para a Alemanha. Não teve mais chances principalmente por causa de seus sumiços e mau comportamento fora de campo.

Títulos: 

Fluminense: Taça Guanabara: 1991 e Campeonato Brasileiro – Série C: 1999

São PauloLibertadores 1993, Mundial de Clubes 1992 e 1993, Recopa Sul-Americana: 1993 e 1994, Troféu Ramón de Carranza: 1992, Troféu Teresa Herrera: 1992, Troféu Ciudad de Santiago Compostela: 1993, Troféu Jalisco: 1993, Troféu Ciudad de Santiago: 1993, Los Angeles Soccer Cup: 1993, Taça Japan Airilenes: 1993 e 1994 Supercopa Libertadores: 1993 e Copa Master da Conmebol: 1996

Flamengo: Torneio Maria Quitéria: 1995, Campeonato Carioca: 1996, Taça Guanabara: 1995, 1996 e Taça Rio: 1996

Vasco da Gama: Campeonato Brasileiro: 1997, Copa Libertadores da América: 1998, Campeonato Carioca: 1998, Taça Guanabara: 1998 e Taça Rio: 1998.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.