História em Três Cores – Dino Sani

Dino Sani nasceu em São Paulo, no dia 23 de maio de 1932. É um ex-jogador consagrado no futebol mundial e ex-treinador
O descendente de italianos foi um dos maiores volantes da história do São Paulo e do Milan com suas roubadas de bolas precisas e de seus passes. dino, ainda marcou sua história nos rivais paulistas SEP (onde começou sua carreira e jogou ao lado de Gino Orlando) e SCCP (último clube), além do gigante argentino Boca Juniors.
Dino começou sua carreira de jogador pelo SEP, entre 1950 e 1951, ainda jovem, passou por XV de Novembro de Jaú e Comercial, da capital. Chegou ao São Paulo em 1954, um ano depois que seu companheiro Gino Orlando chegara ao Morumbi.
Pelo tricolor, Dino atuou em 322 partidas e anotou 108 gols.
Ao ser anunciado, a “Revista Tricolor”, número 37, de 1954, dizia simplesmente: “Já foram contratados: Dino Sani, paulista, 21 anos de idade, solteiro, meia-direita. É um jovem de excelentes qualidades, vivo, inteligente e de uma grande resistência orgânica […]“. Foi muito mais que isso. Dino foi um craque.
Começou sua como meia, e já se diferenciava dos demais, quando o técnico Bella Guttman, em 57, encontrou sua posição certa, médio-volante. Uma das maiores características de Dino era a facilidade em marcar gols de falta. Foram muitos gols no São Paulo, desta maneira.
O ex-jogador, se destacou em 1957 pelo tricolor, onde foi campeão paulista e em seguida, sagrou-se campeão mundial pela seleção na primeira conquista, na Suécia, em 1958, ao lado dos também tricolores Mauro Ramos e De Sordi. Pela seleção canarinho, enquanto atleta do São Paulo, foram 19 jogos (12 vitórias, 4 empates e somente 3 derrotas) e dois gols.
Transferiu-se depois para o Boca Juniors, da Argentina. Nos primeiros anos da década de 60 foi uma das estrelas do Milan da Itália. Encerrou a carreira no integrante do Trio de Ferro que lhe faltava no currículo, em 1968, lá também se consagrando.
Atualmente Dino Sani mora em São Paulo, capital, na região de Perdizes.
FICHA TÉCNICA:
Jogos disputados pelo SPFC: 325
Estreia: 21/02/1954
Último jogo: 27/03/1961
Gols marcados no SPFC: 113
Nascimento: 23/05/1932, São Paulo (SP).
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1957.