Careca um dos grandes ídolos do Tricolor e dono um gol histórico para o São Paulo

Antônio de Oliveira Filho, ou simplesmente Careca, é um dos grandes ídolos da história do Tricolor! Dono de uma finalização precisa e de velocidade em campo de jogo, Careca honrou o manto Tricolor na década de 80. O atacante tem esse apelido, porque quando era criança gostava de um palhaço chamado “Carequinha” e acabou pegando essa alcunha.

Careca chegou ao Tricolor em 1983, após ser o grande destaque no Guarani de Campinas se tornando um dos principais artilheiros do Brasil, dono do gol do título da equipe campineira em 1978. Ele chegou ao Morumbi com uma missão dificílima! Substituir Serginho Chulapa que até hoje é o maior artilheiro da história do São Paulo.

Careca já era destaque no Brasil, chegou a ser convocado para a Copa do Mundo de 1982 na Espanha, mas se machucou antes da estreia e não disputou o Mundial. Um ano depois estava se apresentando no São Paulo, mas não estava em sua melhor fase, muitos diziam que não conseguiria retomar seu futebol…

CARECA3

O início de Careca no Tricolor não foi dos melhores, no primeiro ano o atacante chegou a perder dois gols no mesmo jogo, contra o Grêmio pelo Brasileirão de 1983, ambas as cobranças defendidas pelo goleiro Remi.

O Tricolor tinha um ótimo time, estrelas como Gilmar, Oscar, Paulo Roberto Falcão, Muller, Daryo Pereira, Sidney e Careca entre outros formavam o time conhecido como “Menudos”, embalaram o Tricolor em uma boa sequência de títulos.

Em 1985, o Tricolor conquistou o primeiro título da carreira de Careca no Tricolor, o Campeonato Paulista! A final foi disputada contra a Portuguesa, e o Tricolor venceu os dois jogos da final do torneio. O primeiro jogo foi 3 x 1 para o São Paulo, com direito de dois gols de Careca e um de Daryo Pereira, já no segundo jogo o Tricolor ergueu a taça com mais uma vitória no estádio do Morumbi, ao vencer novamente por 2 x 1, desta vez. Careca foi o autor do passe para Muller no segundo gol, após Sidney abrir o placar para o Tricolor, para mais tarde ser o campeão paulista!

https://www.youtube.com/watch?v=d_gQRYCgKpg

O Tricolor estava embalado com um grande time, um dos melhores que o São Paulo já teve em sua história! Um ano depois da conquista do Paulistão, foi a vez do bicampeonato Brasileiro, um dos jogos mais emocionantes que o São Paulo já disputou! Depois de ser o primeiro da sua chave, passou nas eliminatórias do campeonato sobre Inter de Limeira, Fluminense e América, chegou a grande final contra o poderoso Guarani na época.

O mesmo clube que havia lançado Careca para o futebol, seria o adversário do atacante em uma final de Campeonato Brasileiro. A final foi disputada em dois jogos, o primeiro foi um empate em 1 x 1, e Careca foi decisivo ao aproveitar o rebote da trave e empatar o primeiro jogo.

A segunda partida foi disputada no Brinco de Ouro em Campinas, um jogaço! Digno de uma final! O Tricolor saiu atrás do placar com gol de Nelsinho contra logo aos 2 minutos iniciais, depois empatou também com um gol contra de Ricardo Rocha.

A decisão foi para a prorrogação e logo no primeiro minuto o Tricolor virou o jogo no primeiro minuto da prorrogação com Pita! Parecia que o título estava próximo, mas ainda havia muito jogo pela frente, aos 7 o Guarani empatou com Boiadeiro e aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação João Paulo ampliou para o mandante, o título parecia perdido…

CARECA5

19 minutos do segundo tempo da prorrogação, Careca se consagrou para a história do Tricolor! Após chutão para frente da zaga Tricolor, Pita desvia de cabeça e Careca de primeira, enche o pé para empatar a partida no penúltimo minuto do jogo! Festa Tricolor! Mas, a partida ainda foi para os penaltis, entretanto o gol de Careca parecia do título, inacreditável a raça daquele time.

Mesmo perdendo a sua cobrança nos penais, Careca levou o Tricolor ao bicampeonato Brasileiro! O São Paulo venceu o Guarani nas penalidades e levou o troféu para o Morumbi em 1986!

https://www.youtube.com/watch?v=ekI0PI8ZzAY

Careca se firmou naquele ano um dos melhores jogadores do Brasil e foi convocado para disputar novamente uma Copa do Mundo, em 1986 na Argentina. Era titular da seleção e vestia como no São Paulo a temida camisa 9!

A sequência de títulos não parou o imbatível Tricolor, no ano seguinte novamente Careca liderou o São Paulo em mais uma conquista do Campeonato Paulista de 1987, desta vez o Tricolor bateu o rival de Itaquera na final do torneio vencendo o primeiro jogo por 2 x 1 e empatando o jogo de volta em 0 x 0! O Tricolor se tornava o Campeão Paulista novamente depois que conquistá-lo dois anos antes, com a mesma categoria de Careca, um artilheiro nato!

CARECA6
Elenco Campeão Brasileiro de 1986

Careca só deixou alegria para a Nação Tricolor, foram anos brilhantes no Morumbi, de 1983 à 1987 ele ergueu taças e se tornou o melhor atacante no Brasil! Ainda em 87, o camisa 9 do Tricolor partiu em rumo à Itália para jogar ao lado de Maradona no Napoli onde também se tornou ídolo do clube italiano com jogos brilhantes!

NÚMEROS PELO SÃO PAULO:

  • 68 jogos;
  • 38 gols marcados pelo Tricolor;
  • 12 gols em 31 clássicos disputados;
  • 4º maior artilheiro do clube no Campeonato Brasileiro (54 gols);
  • 6º maior artilheiro do Morumbi (69 gols)
  • Títulos: Campeão Paulista de 1985 e 1987 e Campeão Brasileiro de 1986.

CARECA2

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.