Guia do Paulistão 2019 – Saiba tudo sobre a competição
Uso do árbitro de vídeo (VAR), regra de mudança de mando de campo, inscrições de atletas, grupos, estádios e mais. Saiba tudo do Paulistão 2019
O Paulistão 2019 começou neste sábado (20) ainda sem sua principal novidade: o uso do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês), que será usado apenas nas fases finais, a partir das quartas de final. A ideia é acabar com as polêmicas de arbitragem que afetaram a final do Paulistão 2018.
A primeira fase do Paulistão tem duração de dois meses, de 19 de janeiro até 20 de março. Pelo regulamento, os times enfrentam adversários de outros grupos, e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. O mata-mata será de 24 de março até 21 de abril, com ida e volta. Os dois piores times, independentemente dos grupos, serão os rebaixados.
Grupos
- Grupo A: Santos, Ponte Preta, RB Brasil e São Caetano
- Grupo B: Palmeiras, Guarani, São Bento e Novorizontino
- Grupo C: Corinthians, Mirassol, Ferroviária e Bragantino
- Grupo D: São Paulo, Botafogo-SP, Ituano e Oeste
Clássicos
O primeiro clássico de 2019 está marcado para a terceira rodada, dia 27 de janeiro, quando Santos e São Paulo se enfrentam na Vila Belmiro.
- 3ª rodada – 27 de janeiro – Santos x São Paulo
- 5ª rodada – 2 de fevereiro – Palmeiras x Corinthians
- 7ª rodada – 16 de fevereiro – Corinthians x São Paulo
- 8ª rodada – 24 de fevereiro – Palmeiras x Santos
- 10ª rodada – 10 de março (a confirmar) – Corinthians x Santos
- 11ª rodada – 17 de março (a confirmar) – São Paulo x Palmeiras
O Paulistão também marca a volta de outro clássico tradicional do estado: o dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta. Campeão da Série A2, o Bugre reencontra a Macaca na elite do estado depois de seis anos. O duelo será em 16 ou 17 de março (a confirmar), no Moisés Lucarelli.
O árbitro de vídeo
A Hawk-Eye Innovations, responsável por utilizar a tecnologia na Copa do Mundo da Rússia, sé quem irá implementar o VAR no Paulistão. No total, o sistema estará presente em 14 partidas: oito de quartas de final, quatro de semifinais e os dois da final. O custo estimado pela Federação Paulista é de R$ 30 mil por jogo, bancados pela própria entidade.
Vetada a troca de mando
Está proibida a venda do mando de campo para o estádio do adversário. Por exemplo: se o São Bento enfrentar o São Paulo nas quartas de final, o time do interior não poderá levar ao Morumbi a partida de que é mandante. Mas o jogo poderá ser realizado na cidade do rival. Pegando o mesmo exemplo, significa que o São Bento poderia levar sua partida ao Pacaembu.
Inscrições
Cada clube deverá inscrever 26 jogadores no Paulistão. Mas com um adendo: haverá a permissão para se relacionar, em uma espécie de segunda lista, com jogadores saídos das categorias de base (número ilimitado). A data limite para a inscrição de novos jogadores é 22 de março. Os clubes poderão trocar quatro atletas da lista original.
Estádios
Moisés Lucarelli – O tradicional estádio, em Campinas, será a casa da Ponte Preta e também receberá os jogos do Red Bull Brasil neste Paulistão.
Arena Barueri – O estádio localizado na zona oeste da grande São Paulo, será a casa do Oeste.
Vila Belmiro – O Santos tem a Vila Belmiro como sua casa oficial para o Paulistão.
Arena Fonte Luminosa – A Fonte Luminosa é a casa da Ferroviária para os jogos do Paulistão.
Pacaembu – O Estádio Municipal d oPacaembu receberá os três primeiros jogos do São Paulo no Paulistão, mas também poderá receber algumas partidas do Santos no torneio.
Morumbi – Após passar por reformas neste início do ano, o Morumbi receberá os jogos do São Paulo a partir do final do mês de fevereiro
José Maria de Campos Maia – O estádio José Maria de Campos Maia será a casa do Mirassol neste Paulistão.
Santa Cruz – O estádio de Ribeirão Preto é a casa do Botafogo.
Walter Ribeiro – O estádio Walter Ribeiro, ou CIC, em Sorocaba, é a casa do São Bento no Paulistão
Arena Itaquera – É onde o Corinthians manda seus jogos
Anacleto Campanella – O acanhado estádio localizado no ABC, é a casa do São Caetano.
Allianz Parque – Casa do Palmeiras
Novelli Junior– O estádio, em Itu, é onde o Ituano manda seus jogos
Ismael Biasi – O Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, mais conhecido como Jorjão, é a casa do Grêmio Novorizontino.
Brinco de Ouro – O tradicional estádio, em Campinas, é a casa do Guarani.
Nabi Abi Chedid – O estádio localizado em Bragança Paulista, é a casa do Bragantino no Paulistão.
FOTO: Divulgação