Finalistas com jejum de gols
São Paulo e Corinthians não fazem gols há mais de 10 horas de bola rolando; Tricolor, por sua vez, não sofre gols também há mais de três jogos
A última vez que o São paulo fez um gol, foi no jogo de volta das quartas de final, no dia 27 de março, quando Liziero fez o gol da vitória do Tricolor contra o Ituano. Já o Corinthians, a última vez que balançou as redes adversárias foi no dia 31 de março, na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no primeiro jogo da semifinal. Porém, com o jogo do meio de semana contra a Chapecoense, o time de Itaquera já soma quatro partidas sem marcar.
A falta de gols do São Paulo é por uma dificuldade técnica e também de elenco. O esquema tático é ofensivo, mas falta qualidade de seus avançados. E Pablo, que era a principal esperança de gols (artilheiro do time na temporada) sofreu uma grave lesão e ele só volta daqui seis semanas ou depois da Copa América, caso a recuperação retarde. Alexandre Pato não pode jogar.
Já no lado deles, é um problema que já existe desde o início da temporada. Tanto que o Corinthians se classificou tendo o terceiro pior ataque, junto com o Novorizontino, com dez gols cada. O São Bento fez oito e o Mirassol marcou nove.
No primeiro jogo da final, a falta de alguém para acertar o gol do Corinthians ficou evidente. Segundo dados do Footstats, o São Paulo finalizou 19 vezes, contra sete do Corinthians. Mas das 19 tentativas, apenas cinco foram ao gol e defendidas pelo goleiro. O Corinthians acertou apenas uma.
São Paulo e Corinthians decidirão o título estadual neste domingo, a partir das 16h00, no Itaquerão.
FOTO: Djalma Vassão – Gazeta Press