in ,

Fifa deve adiar o Mundial de clubes 2020

Sem saber se a Libertadores terminará este ano, a FIFA está pensando em postergar a última edição que pretende fazer do Mundial com sete times e que está marcado para dezembro de 2020, no Qatar

Por causa da pandemia do coronavírus, a Fifa já adiou o primeiro Mundial de Clubes que organizaria com 24 participantes, que seria em 2021 na China, e deve ser obrigada também a postergar a última edição que pretende fazer do torneio no formato atual, com sete times e que está marcado para dezembro de 2020, no Qatar. 

Não há garantia das confederações que seus torneios continentais serão concluídos em 2020, o que inviabilizaria a realização do Mundial em dezembro já que não haveria clubes classificados. O problema é o mesmo em cada continente: fronteiras fechadas que inviabilizam o deslocamento dos clubes.

A ideia da Fifa, hoje, é adiar para dezembro 2021 o Mundial com sete participantes, mantendo o Qatar como sede porque o evento será teste para a Copa do Mundo de 2022. A Fifa não pode simplesmente cancelar essa edição em 2020 porque há um contrato assinado de patrocínio exclusivo com o grupo chinês Alibaba, de venda online. O campeonato terá que ocorrer, independentemente de quando será.

Já o Mundial turbinado com 24 clubes deve ficar para meados de 2022, meses antes da Copa do Mundo do Qatar. Ele seria inicialmente entre junho e julho de 2021, na China, mas foi adiado porque nesse período Uefa e Conmebol realizarão a Eurocopa e a Copa América, postergados de 2020 por causa da pandemia. A China continuará como sede. 

Foto: Divulgação
Fonte: UOL Esporte 

O que achou?

Escrito por Natália Milreu