in ,

Entenda como irá funcionar o VAR no mata-mata do Paulistão

VAR - (Foto: Thayuan Leiras)

Nesta segunda-feira (27), a Federação Paulista de Futebol divulgou que o VAR estará de volta ao Paulistão, com o mesmo modelo adotado na Copa do Mundo de 2018

Depois da parada do campeonato por causa da pandemia de coronavírus Covid-19, o uso do VAR havia sido suspenso pela FPF, mas para a fase final está de volta e com uma novidade, as cabines estarão centralizadas em um único local.

O estadual de São Paulo será o primeiro campeonato da América Latina a ter o VAR centralizado, com todas as salas de operação do árbitro de vídeo montadas na sede da FPF, na zona norte de São Paulo e não mais nos estádios, como é feito no Brasil. 

Este formato é o mesmo que se usa na Espanha e que foi usado na Copa do Mundo de 2018, quando todas as cabines do VAR eram operadas de uma central, montada em Moscou, não importando onde as partidas fossem disputadas.

A FPF vem trabalhando para conseguir a centralização do VAR desde 2019, quando começou a construir as salas em sua sede e a testar os aparelhos de audio e video em longa distância.Com a ajuda de duas empresas – uma que operou o mecanismo no Paulistão de 2019 e na Copa do Mundo da Rússia, e outra que é responsável pela conexão de fibras – vai conseguir implementar em seu principal campeonato já em 2020. 

No entanto, por se tratar de algo novo e ainda em fase de experiência, por segurança, as salas de operação também serão montada em cada um dos estádios que vão receber as partidas de mata-mata, para o caso de que algum problema apareça impedindo o novo formato.

Foto: Thayuan Leiras
Fonte: Goal.com

O que achou?

Escrito por Natália Milreu