Entenda como irá funcionar o VAR no mata-mata do Paulistão

VAR - (Foto: Thayuan Leiras)

Nesta segunda-feira (27), a Federação Paulista de Futebol divulgou que o VAR estará de volta ao Paulistão, com o mesmo modelo adotado na Copa do Mundo de 2018

Depois da parada do campeonato por causa da pandemia de coronavírus Covid-19, o uso do VAR havia sido suspenso pela FPF, mas para a fase final está de volta e com uma novidade, as cabines estarão centralizadas em um único local.

O estadual de São Paulo será o primeiro campeonato da América Latina a ter o VAR centralizado, com todas as salas de operação do árbitro de vídeo montadas na sede da FPF, na zona norte de São Paulo e não mais nos estádios, como é feito no Brasil. 

Este formato é o mesmo que se usa na Espanha e que foi usado na Copa do Mundo de 2018, quando todas as cabines do VAR eram operadas de uma central, montada em Moscou, não importando onde as partidas fossem disputadas.

A FPF vem trabalhando para conseguir a centralização do VAR desde 2019, quando começou a construir as salas em sua sede e a testar os aparelhos de audio e video em longa distância.Com a ajuda de duas empresas – uma que operou o mecanismo no Paulistão de 2019 e na Copa do Mundo da Rússia, e outra que é responsável pela conexão de fibras – vai conseguir implementar em seu principal campeonato já em 2020. 

No entanto, por se tratar de algo novo e ainda em fase de experiência, por segurança, as salas de operação também serão montada em cada um dos estádios que vão receber as partidas de mata-mata, para o caso de que algum problema apareça impedindo o novo formato.

Foto: Thayuan Leiras
Fonte: Goal.com

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.