in , ,

E o Paulistão, vai parar de novo?

Federação Paulista de Futebol prevê jogos de Corinthians e São Paulo no Paulista nesta semana - (Foto: Emilio Brota)

Com o avanço da pandemia do Novo Coronavírus no Brasil, especialmente em São Paulo, o futebol pode ser paralisado, como em 2020

Na última terça-feira (2), o Estado de São Paulo registrou o recorde no número diário de mortes causadas pela doença, com 468 óbitos. Desde o início da pandemia, 60.694 pessoas morreram no estado por causa do coronavírus, número suficiente para lotar o estádio do Morumbi, o maior da capital.

Nesta semana, o governador João Dória endureceu as medidas de restrição em São Paulo, com todo o estado regredindo para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir de sábado.Ainda assim, não se discutiu a possibilidade de interromper a disputa do Campeonato Paulista.

Na Federação, o entendimento é de que o protocolo apresentado pela entidade e aprovado pelo governo estadual é uma garantia de que o torneio não corre risco. O documento prevê medidas de prevenção, com a realização de testes semanais.

Não há, na entidade, a intenção de interromper a disputa. A não ser que haja determinação de órgãos públicos.

Em 2020, a circulação do vírus por São Paulo fez com que o Campeonato Paulista fosse paralisado no dia 16 de março após 10 rodadas disputadas. Àquela altura, o estado havia registrado 152 casos confirmados. A primeira morte foi divulgada pelo governo no dia seguinte.

O torneio só foi retomado no final de julho, com a disputa de todos os jogos programados, mas sem a presença de torcedores, o que se mantém até hoje. A pandemia empurrou o calendário de 2020 até 2021, com o Brasileiro tendo sido disputado até o dia 25 de fevereiro.

Foto: Emilio Brota

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara