in

Derrota para o Corinthians poderá afundar o SPFC

Tricolor está muito próximo da zona de rebaixamento

A fan of Sao Paulo soccer team cheers before the Brazilian soccer league final match against Goias in Brasilia, Sunday, Dec. 7, 2008. (AP Photo/Eraldo Peres)

É evidente que o resultado de um Majestoso provoca inúmeras reações, positivas ou negativas, tanto para o São Paulo quanto o Corinthians. No caso do Tricolor, o clássico de amanhã, às 20 horas, no Morumbi, devido à sua posição na tabela, tem um peso diferenciado, pois uma derrota poderá afundá-lo, fazendo com que beire ou até entre na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados da rodada.

Com apenas 31 pontos, o São Paulo ocupa a 13ª posição, mas os clubes abaixo estão colados na pontuação: em 14º o Ceará, com 30 pontos; 15º o Bahia com 28; 16º Juventude com 28 e, já na zona de rebaixamento, o 17º, Santos, também com 28. Times que se vencerem seus adversários poderão ultrapassar ou igualar o Tricolor em número de pontos.

É fato, também, que no sentido inverso, uma vitória do São Paulo frente ao arquirrival Corinthians, o time poderá subir significativamente na tabela, começar a sonhar com uma vaga na Libertadores, obter dias de paz para trabalhar para a sequência pesada de confrontos e dar estabilidade ao trabalho de Rogério Ceni.

Um Majestoso, independente das posições dos clubes nas tabelas, nunca foi e nunca será um amistoso. É rivalidade histórica. No atual contexto, para o São Paulo, não é exagero dizer que tem um tom de “vida ou morte”.

O que achou?

Escrito por Ricardo Flaitt