Cuca relembra partida histórica contra o Rosario Central em 2004

Há exatos 16 anos, na noite de 12 de maio de 2004, o São Paulo contava com o apoio de 59.413 torcedores no Morumbi para passar de fase na Libertadores

A maneira como isso se deu faz deste duelo um dos mais emblemáticos de toda a história tricolor.

Tudo parecia conspirar para a eliminação do São Paulo, que disputava a Libertadores pela primeira vez desde 1994. O Central aumentou a diferença logo aos seis minutos do primeiro tempo com um gol do atacante Herrera. Se não bastasse, Luis Fabiano cobrou nas mãos do goleiro Gaona o pênalti que o uruguaio Jorge Larrionda assinalou. Cuca, então, resolveu não esperar o segundo tempo para mexer: trocou o volante Alexandre pelo atacante Grafite.

O treinador relembrou a noite épica no Morumbi com os torcedores apoiando a equipe os 90 minutos. 

Que gostoso, né? O Morumbi pulsando em Libertadores. Eles saíram na frente, o centroavante deu uma arrancada, finalizou e 1 a 0 para eles. Contra time argentino, time experiente, é difícil. Eu já mudei no primeiro tempo. O Grafite entrou bem, já fez um gol no primeiro tempo, de cabeça, e fomos para o intervalo com 1 a 1. O Luis tinha perdido o pênalti. No segundo tempo, uma bola pererecada dentro da área, a bola bateu no joelho do Grafite e entrou bem devagarzinho, chorado. Nós fizemos o 2 a 1 que levou para os pênaltis”, lembra. 

Entre os dois gols de Grafite, ocorreu um dos episódios mais importantes da noite: Cuca pediu aos jogadores que não fossem para o vestiário no intervalo. A ideia era que a torcida, empolgada pelo empate no fim da etapa inicial, mantivesse a equipe inflamada em busca da virada. 

Isso quem me sugeriu, antes do jogo, foi o Marco Aurélio Cunha [superintendente de futebol na época]. ‘Cuca, se você sentir que tem espaço para manter o time, mantenha, porque o torcedor do São Paulo vai entrar dentro do campo‘. Foi dito e feito. O que os caras cantaram naquele intervalo arrepia até hoje. Incentivaram, nós começamos o segundo tempo fortes, jogamos bem, criamos muitas chances e sabíamos que ia sair o gol. Como saiu, e levou o jogo para os pênaltis”, contou. 

A partida foi para os pênaltis. O São Paulo perdeu o primeiro, que Gaona defendeu. Depois, todos os batedores foram convertendo até que chegasse a vez de Rogério Ceni. Responsável pelo último tiro do Tricolor, o goleiro precisava fazer e defender o quinto pênalti do Rosario Central para provocar as alternadas. Foi o que aconteceu: Ceni converteu o dele e defendeu com imensa facilidade o chute do goleiro Gaona. Em seguida, Gabriel fez para o São Paulo, e Irace foi mais um a parar nas mãos do M1to. 

Foto: Rubens Chiri
Fonte: LANCE!

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.