São Paulo perde mais um choque-Rei, continua sem ganhar no chiqueiro e segue no Z4

Nas cinco vezes que se enfrentaram no Allianz Parque, o alviverde venceu as cinco.

Já dizia Nelson Rodrigues, “O brasileiro precisa se convencer de que não é um vira-lata e que tem futebol para dar e vender”. Não será esta atitude negativa o disfarce de um otimismo inconfesso e envergonhado?

O que ocorre é que qualquer jogador do são Paulo hoje, com exceção do Hernanes, estão presos em suas inibições e olha que temos bons jogadores. E só uma coisa nos atrapalha e, por vezes, anula suas qualidades. O Complexo de vira-lata, que é a condição de inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo.

Vamos a analise do jogo, em uma situação diferente, o são Paulo sai na frente no placar, Marcos Guilherme faz 1×0, o entusiasmo tricolor vira preocupação em poucos minutos, após um choque entre o Pratto e Hernanes. O Argentino desmaiou e saiu de ambulância para um hospital. Apesar do susto, o centro avante estava consciente quando deixou a gramado, Gilberto assume a responsabilidade de comandar o ataque.

Já seria uma ótima situação para controlar o jogo e jogar com velocidade no contra ataque, que é a tônica atual para o futebol brasileiro, com raras exceções. Mas como propor o jogo com Petros, jogador que tem uma ótima saída de bola, mas sua principal característica que é a qualidade pra chegar ao ataque, como fazia no futebol espanhol, atualmente no São Paulo recebeu a função de ser o primeiro homem na proteção da defesa.

O São Paulo sem criatividade se desfaz da bola e entrega ao adversário, que vira o placar em menos de dez minutos, voltamos para a atual realidade, correr atrás de mais um resultado adverso. Mas como o “profeta” é o único no elenco que destoa, recebe cruzamento da direita, dominou entre dois marcadores e nos pés de Hernanes, jogador mais decisivo, gol do tricolor paulista 2×2. Sexto gol em seis partidas desde sua volta.

Após primeiro tempo movimentado, o segundo começa com o tricolor perdendo uma ótima chance na pequena área com o Rodrigo Caio, o jogo parecia estar a favor do time do Morumbi, mas como tem sido a saga são-paulina, Marcos Guilherme desperdiça mais um contra ataque, deixando a defesa desorganizada, que resulta no gol palmeirense, Keno em um belo chute de primeira, vira o jogo novamente.

Dorival tentar mudar o resultado, e coloca Denilson, na partida, mais já era tarde de mais, Hyoran recebi cruzamento de Willian e completa para fechar o placar.

O são Paulo permanece na 17º posição na tabela. A questão não é mais de futebol, nem de técnica, nem tática. Absolutamente, é um problema de confiança, de acreditar em si mesmo. Uma vez que eles se convençam disso, voltaremos a vencer.

FOTO: Divulgação

Texto: Erik Rodrigo

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.