Crônica – Palmeiras 0 (4) x (5) 0 São Paulo

São Paulo quebra tabus, vence Palmeiras em seu estádio e é finalista do Paulistão

Tiago Volpi perde sua cobrança, mas defende duas e coloca o Tricolor na decisão do Paulistão. Adversário será Santos ou Corinthians.

Em um jogo muito disputado, com um gol anulado acertadamente pelo árbitro de vídeo para cada lado e empate por 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor venceu o Palmeiras por 5 a 4 nos pênaltis com uma atuação decisiva do goleiro Tiago Volpi que pegou a batida de Ricardo Goulart, desperdiçou a última cobrança da série e espalmou o chute final de Zé Rafael para garantir a vaga na decisão.

Primeiro tempo

Palmeiras e São Paulo fizeram um primeiro tempo de muita velocidade e intensidade, porém com poucas oportunidades claras de gols.

Logo no início, o Palmeiras teve sua primeira chance, mas Arboleda salvou. O São Paulo respondeu quarto minutos depois. Igor Gomes avançou pelo meio, tocou para Antony. O jovem cruzou rasteiro para Everton, que de primeira chutou, mas Fernando Prass defendeu com facilidade.

Aos 9, Gomez recebeu cruzamento e mandou de cabeça, para fácil defesa de Volpi. O jogo estava muito movimentado e o Palmeiras teve outra boa chance aos 12 minutos, quando Dudu recebeu pela ponta direita e bateu cruzado. Tiago Volpi fez boa defesa e, no rebote, Ricardo Goulart chegou batendo. Luan travou, e a bola foi para escanteio.

Aos 18 minutos, após disputa de bola, Gustavo Gómez ficou na bronca com Igor Gomes. Jogadores bateram boca, e o árbitro chegou para separar a confusão. No lance, Gomes e Hudson levaram cartão amarelo.

O jogo estava bom. Com muita pegada e boas jogadas. Pouco antes do fim da primeira etapa, Everton deu um ótimo passe para Antony, o atacante invadiu a área pelo lado direito e livre nateu, mas chute saiu mal e Fernando Prass defendeu.

Segundo tempo

O São Paulo voltou do intervalo arriscando mais no ataque. Aos três minutos, Liziero chegou a marcar, mas o árbitro Flavio Rodrigues de Souza, com a ajuda do VAR, anulou acertadamente por impedimento.

Impedimento de Liziero em lance do São Paulo

O Palmeiras respondeu aos 8 minutos, com um desvio perigoso de Deyverson que Tiago Volpi espalmou.

Pouco depois, Scarpa fez boa jogada e carimbou a trave pelo lado de fora.

Igor Gomes lançou Antony na ponta esquerda que bateu cruzado e a bola tira tinta da trave de Fernando Prass. O atacante, porém, estava impedido.

No minuto seguinte, Everton que sentiu a coxa saiu para a entrada de Carneiro. Aos 23, foi a vez de Reinaldo (que também sentiu) sair para a entrada de Léo. A última alteração do Tricolor foi aos 31, quando Nene entrou no lugar de Igor Gomes.

Aos 35, o árbitro de vídeo voltou a entrar em ação. Deyverson marcou ao receber de Diogo Barbosa, comemorou, mas o VAR, também acertadamente, anulou por impedimento.

Lance do gol anulado de Deyverson

O Palmeiras foi para cima nos últimos minutos. Zé Rafael assustou em chute cruzado. Mas o jogo foi para os pênaltis.

Os pênaltis

Pelo SãoPaulo, Nenê, Everton Felipe, Hudson, Gonzalo Carneiro (de cavadinha) e Bruno Alves converteram. Tiago Volpi errou. No Palmeiras, acertaram Bruno Henrique, Gustavo Gómez, Luan e Diogo Barbosa. Ricardo Goulart e Zé Rafael desperdiçaram.

FOTO: Mauricio Rummens