Conmebol prejudica o São Paulo e outros clubes da América do Sul

Empresa se apropriou de direitos para videogames e criou um problema comercial para os participantes da Libertadores

Empresa se apropriou de direitos para videogames e criou um problema comercial para os participantes da Libertadores

A Conmebol e clubes de toda a América do Sul, entre os que participam da Libertadores, têm um problema comercial a resolver. A confederação se apropriou dos direitos para videogame dos times Flamengo, Palmeiras., Corinthians, São Paulo, Vasco, Atlético-MG, Boca Juniors (Argentina), River Plate (Argentina), Colo Colo (Chile), Universidad de Chile (Chile), Universitario (Peru), Alianza Lima (Peru), Sporting Cristal (Peru) e Sport Boys (Peru), interferiu na concorrência entre as fabricantes EA Sports e Konami e criou uma pequena crise no ramo desta indústria.

A Conmebol possui no regulamento para a participação da Libertadores, mais especificamente na cláusula 1.2.1, a seguinte regra. 

“No que diz respeito aos videogames, os direitos licenciados pelos clubes neste manual incluem o uso coletivo da imagem de jogadores e treinadores […] e o uso da propriedade intelectual dos clubes (incluindo marcas, escudos, uniformes, insígnias e mascotes) […]

Esses videogames poderão ser comercializados pela CONMEBOL a terceiros, para sua exploração comercial, e os clubes garantirão à CONMEBOL que tais direitos estão livres de encargos e limitações. Qualquer limitação para exploração irrestrita deverá ser previamente informada

A EA Sports detém os direitos de exploração de videogames, estando presente a CONMEBOL com seus clubes participantes no FIFA 2020″

Em outras palavras, a Conmebol impôs aos clubes que direitos para videogame precisam ser cedidos gratuitamente. A regra consta no regulamento desde a edição de 2018, porém, pela primeira vez em 2020, a confederação negociou os direitos com a EA Sports e acrescentou este último trecho no regulamento para formalizar a cessão à empresa.

Hoje, existem muitos clubes com contratos de licenciamento e/ou patrocínio com a concorrente, Konami, fabricante do Pro Evolution Soccer. Os acordos são feitos com caráter de exclusividade justamente para que as associações tenham melhores condições na negociação.

A jogada da Conmebol gerou um movimento contrário por parte dos clubes. No Brasil, um grupo de cinco clubes – Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Athletico-PR – enviou em 18 de dezembro de 2019 um ofício conjunto para a entidade. No documento, dirigentes reclamam da postura arbitrária da confederação.

Cinco clubes se manifestaram contra regra da Conmebol sobre direitos para videogame — Foto: Reprodução

Foto: Divulgação / EA Sports
Fonte: Globoesporte.com

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.