Como será a briga pela Libertadores na última rodada?

Seis times ainda estão com chances de se classificar para a próxima edição da Copa Libertadores da América; pro São Paulo ficou mais difícil

Na última terça-feira (8), o São Paulo foi derrotado por 1 a 0 para o Internacional, e de quebra, viu o Botafogo e o Atlético Mineiro vencerem seus jogos nesta quinta (10), com isso, nossas chances de conquistar uma vaga na Libertadores de 2023 ficou muito pequena.

Seis times estão em busca de três vagas para a principal competição de clubes das Américas, com isso, essa última rodada promete fortes emoções.

Nós do SPFC Notícias iremos explicar o que cada um dos times precisa fazer para carimbar seu passaporte pro torneio de 2023, e claro, detalhar o que precisa acontecer em especial para o Tricolor ficar com a última vaga.

Veja a situação de cada time:

Atheltico Paranaense (6º – 55 pontos)

O Furacão depende apenas de si para ficar com uma vaga na Libertadores e também ficar com um lugar na fase de grupos da competição. Se empatar, se garante pelo menos na primeira fase da competição sem depender de ninguém. Agora, se o Galo não vencer, o time curitiba estará na fase de grupos.

Para o Athletico ir para a fase de grupos sem depender de outros resultado, basta ele vencer o Botafogo.

Vitória: Fase de grupos direto
Empate: Torcer para o Atlético MG não vencer. Se o Galo vencer, o Furacão vai para a “pré-Libertadores”
Derrota: América e Fortaleza não podem vencer

Atlético Mineiro (7º – 55 pontos)

O Atlético Mineiro se classifica com uma vitória. Inclusive, se o Athletico não vencer o Galo somar os três pontos, o clube de Belo Horizonte fica com a vaga na fase de grupos. Agora, se os curitibanos vencerem, o alvinegro mineiro terá de contentar em ir para a fase prévia.

Se o Atlético perder ou empatar seu jogo para o Corinthians, ele terá de torcer para o Botafogo não derrotar o Atheltico na Arena na Baixada para ficar pelo menos em 8º.

Vitória: Se o Athletico não vencer, o Galo está na fase de grupos. Se os paranaense conquistarem os três pontos, os mineiros vão para a fase prévia.
Empate: Se garante direto na “pré”.
Derrota: Se classifica se América e Fortaleza não vencerem seus jogos.

Botafogo (8º – 53 pontos)

O Botafogo é outro time que depende apenas de si para ir à Libertadores mas não será fácil. Para conquistar a vaga, terá de derrotar o Athletico em Curitiba. Se empatar, terá de torcer para que o América Mineiro e Fortaleza não vençam seus jogos. Agora, se o clube de General Severiano perder, além de Fortaleza e América, o São Paulo não poderá vencer seu jogo.

Vitória: Se vencer e o Atlético Mineiro não derrotar o Corinthians, o Fogão está na fase de grupos. Se o Galo somar os três pontos, o time de General Severiano estará na primeira fase da Libertadores.
Empate: Fica com a vaga se América e Fortaleza não vencerem.
Derrota: Fica com a vaga se América, Fortaleza e São Paulo não vencerem.

América Mineiro (9º – 52 pontos)

Mesmo em 9º lugar, o Coelho depende apenas de si, porém só passa em caso de vitória. Como o Botafogo encara o Athletico, qualquer resultado favorece o time mineiro. Se o América empatar ou perder não terá nenhuma chance.

Vitória: Se classifica para a “pré” Libertadores.
Empate: Estará fora
Derrota: Estará fora

Fortaleza (10º – 52 pontos)

A vida do Leão do Pici não está fácil. Para disputar a Libertadores pelo segundo ano segundo, o Tricolor Cearense vai precisar vencer e ainda ficar de olho em outros resultados. Caso vença o Santos, a vaga será do Fortaleza em caso de derrota do América contra o Atlético Goianiense. Empate ou derrota não serve para nada.

Vitória: Tem que vencer e ainda torcer para o América Mineiro não vencer seu jogo.
Empate: Estará fora
Derrota: Estará fora

São Paulo (11º – 51 pontos)

Dos seis times que estão na briga por uma vaga na próxima edição da Libertadores, a do São Paulo é a mais difícil. Além de ganhar seu jogo, o Tricolor ainda vai precisar de uma série de resultados, como derrota do Botafogo, além de torcer para Fortaleza e América mineiro não vencerem seus jogos. Missão quase impossível para o time do Morumbi.

Vitória: Se vencer, terá de torcer por uma derrota do Botafogo, e que América Mineiro e Fortaleza no máximo empatem seus jogos. Se o Botafogo no mínimo empatar, mesmo o São Paulo somando os três pontos, não terá mais chances.
Empate: Estará
Derrota: Estará


Jogos das seis equipes que lutam por essa vaga na Libertadores:

América Mineiro x Atlético Goianiense (A-Go luta contra o rebaixamento)
Corinthians x Atlético Mineiro (Corinthians quer o 3º lugar)
Santos x Fortaleza (Santos quer o 12º lugar, mas já está na Sul-Americana e 0 chance de cair)
Goiás x São Paulo (Goiás está como o Santos, quer o 12º lugar, mas já está na Sul-Americana e 0 chance de cair)
Athletico Paranaense x Botafogo (Confronto direto por uma vaga na Libertadores)

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.