Com Ceni, São Paulo pode voltar a utilizar formação com três zagueiros
Inspirado em Sampaoli e tempos de glórias do São Paulo, Rogério Ceni pode “ressuscitar” formação com três zagueiro em 2017
O São Paulo anunciou Rogério Ceni para ser o técnico da equipe em 2017, e com anúncio vem diversos questionamentos, e dentre tantos impasses um se destaca, qual formação Rogério Ceni usará?
Entre os anos de 2005 a 2008 o São Paulo venceu títulos muito importantes para a história do clube como: Campeonato Paulista (2005), Libertadores (2005), Mundial Interclubes (2005) e três campeonatos Brasileiros em sequência (2006,07,08).
Em todas essas conquistas o São Paulo utilizou um esquema tático questionado por muitos, mas extremamente eficaz (pelo menos nos arredores do Morumbi), a formação com 3 zagueiros e 2 alas.
+ Rogério Ceni recebe elogios de Osório
Tendo em vista que Rogério Ceni é adepto declarado do estilo de jogo do técnico chileno Jorge Sampoli, que utiliza a formação com três zagueiros, é bem provável que o mito aplica tal formação.
O plano de jogo de Jorge Sampaoli é oriundo da escola do também treinador Argentino Marcelo “El Loco” Bielsa que prega uma grande compactação defensiva e saída rápida ao ataque. Sampaoli varia entre o 3-4-3 e o 3-5-2.
Praticamente o mesmo esquema que os técnicos Emerson Leão, Paulo Autuori e Muricy Ramalho utilizou no São Paulo multi-campeão entre 2005 a 2008.
Por exemplo, na final do Mundial de 2005, Paulo Autuori mandou a campo um 3-5-2 com: Rogério Ceni; Lugano, Fabão e Edcarlos; Mineiro e Josué; Junior e Cicinho; Danilo; Amoroso e Aloísio.
Outro exemplo é o São Paulo tri-campeão Brasileiro de Muricy Ramalho, conhecido pela solidez defensiva de seu 3-5-2.
OPINIÃO:
Não entendo o por que de tanto “desprezo” a essa formação, principalmente entre os são-paulinos, já que a mesma nos deu tantos títulos importantes. Muitos a taxam como “ultrapassada”, porém se analisarmos corretamente é uma formação muito utilizada atualmente por treinadores de grandes clubes europeus como: Thomas Tuchel, no Borussia Dortmund; Massimiliano Allegri, na Juventus; Antonio Conte, no Chelsea e do próprio Jorge Sampaoli no Sevilla.
Com o elenco que temos nesse momento, sugiro:
Claro que muita coisa vai mudar, alguns jogadores vão sair, outros vão chegar, então é difícil cravar algo.
De qualquer forma, não sabemos qual será a escolha tática de Rogério Ceni, mas como visionário de Sampaoli, podemos esperar uma equipe com linhas bem compactadas, com grande volume de jogo e visando sempre a posse de bola ou contra-ataques fulminantes. Claro, isso só acontecerá se os jogadores se comprometerem e se dedicarem dentro de campo. Só nos resta esperar e torcer para que tudo dê certo.
BOA SORTE CENI! VAMOS SÃO PAULO!