22/03/2023

Chances do São Paulo ir à Libertadores aumentaram drasticamente no último mês

Torcida do São Paulo

Foto: Rubens Chiri

Segundo matemáticos, o São Paulo tinha mínimas chances de ir à Libertadores, porém, o cenário mudou muito nos últimos 30 dias

Depois que perdeu o título da Copa Sul-Americana, o Tricolor voltou todas as suas fichas para o Brasileirão, onde colocou como meta e obrigação, classificar-se para a próxima edição da Copa Libertadores da América, e hoje, 30 dias depois, o time de Rogério Ceni depende apenas de si para alcançar o objetivo.

Ainda no planejamento feito no fim do ano passado, diretoria e comissão técnica tinham o 6º lugar do Brasileirão como meta. O sexto posto daria uma vaga à primeira fase da Libertadores, hoje, o São Paulo é o oitavo (lugar que também lhe dará o direito de ir ao torneio continental do ano que vem), mas pode ainda cumprir o que foi planejado.

Vale lembrar que neste ano, devido as conquistas do Flamengo, o sexto colocado do Campeonato Brasileiro, garante um lugar na fase de grupos da Libertadores de 2023. Hoje, o Athletico Paranaense ocupa esta posição, com apenas um ponto a mais que o São Paulo. Dessa forma, o Tricolor saiu de 1,5% para 59,7% de chance de se classificar para a Copa Libertadores de 2023.

É bom ressaltar que este número de 1,5%, se deu após o empate sem gols contra o Palmeiras no Allianz Parque, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Rogério Ceni era apenas a 12ª colocada do Brasileirão, com 41 pontos, e via a vaga para o torneio continental como um objetivo distante.

Desde então o São Paulo acumulou vitórias contra Coritiba, Juventude e Atlético-GO, resultados que levaram o Tricolor do Morumbi ao G8 do Campeonato Brasileiro, grupo que garante vaga para a próxima edição da Libertadores. Agora, com 50 pontos, o São Paulo tem 59,7% de chance de disputar o principal torneio continental de clubes na próxima temporada, segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Se vencer o Atlético-MG nesta terça-feira, no Morumbi, o São Paulo ultrapassará o rival, que é o sétimo colocado, com 51 pontos, e poderá até mesmo desbancar o Athletico-PR da sexta colocação, se o Furacão tropeçar contra o Goiás.

A sequência final no Campeonato Brasileiro, entretanto, não é nada fácil. Nas últimas quatro rodadas o Tricolor terá pela frente o Atlético-MG (Morumbi), Fluminense (Maracanã), Internacional (Morumbi), e Goiás, (Serrinha). Dos quatro adversários restantes, três integram o G8.

Veja também:

São Paulo na temporada 2022
Maiores participações em gols na Era Ceni
Números Rogério Ceni desde seu retorno no São Paulo

Tudo sobre o Tricolor!

Siga o SPFC Notícias nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre nosso querido São Paulo FC:

Instagram | > Twitter | > Facebook  

Conheça nossa loja parceira com vários artigos do Tricolor: Fan Sport Wear

Fonte: Sambafoot

Leave your vote

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.