Ceni x Corinthians: números e momentos eternos do M1to contra eles
Rogério venceu o rival três vezes como treinador, e tem em seu currículo, seu 100º gol contra o rival alvinegro
Quando defendia a meta do São Paulo, Rogério Ceni protagonizou diversos momentos históricos contra o Corinthians. Neste domingo (28), às 18h30, o hoje treinador são-paulino, que tem três vitótias diante do rival desde o banco de reservas, vai em busca de mais um triunfo, no Morumbi, onde ainda não foi derrotado por eles.
A última memória de Ceni contra a equipe alvinegra é muito boa. Na semifinal do Paulistão de 2021, o Tricolor venceu o Corinthians por 2 a 1 e foi à final do estadual pela segunda vez seguida.
Como treinador, Ceni tem bons números. Nas 14 vezes em que enfrentou o Corinthians, o técnico venceu quatro partidas, empatou seis e perdeu outras quatro – somando também as passagens por Fortaleza e São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
- Volpi pode alcançar marca histórica no São Paulo
- 10 últimos Majestosos
- Jogadores que participaram de gols na “Era Ceni”
A última derrota tricolor para o Corinthians no Morumbi foi sob o comando de Rogério Ceni. Em 2017, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Paulista, a equipe alvinegra venceu por 2 a 0 e encaminhou a classificação para a final.
O jogo ficou marcado pelo lance de fair-play de Rodrigo Caio. Na ocasião, o corintiano Jô recebeu um cartão amarelo após o árbitro Luiz Flávio de Oliveira ter visto um pisão do atacante na mão do goleiro Renan Ribeiro. Rodrigo Caio, então, foi sincero e disse para a arbitragem que o pisão tinha sido dele próprio.
Desde esse confronto, são quatro vitórias e três empates para o Tricolor em seu estádio diante de um de seus maiores rivais.
Como jogador
Se o Corinthians traz poucas lembranças positivas para Rogério Ceni como treinador, o mesmo não se pode dizer do Ceni jogador.
Durante seus 25 anos de São Paulo, o ex-goleiro enfrentou o Timão em 67 partidas, com 21 vitórias, 21 empates e 25 derrotas. Apesar do número desfavorável, houve momentos históricos nessa relação.
Em 1998, o São Paulo foi campeão paulista contra o rival, e o primeiro título estadual de Ceni como titular da meta Tricolor.
Aquele que provavelmente é guardado com mais carinho por Rogério Ceni é o gol 100. O ídolo alcançou a marca em vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, no Paulistão de 2011, na Arena Barueri, em uma cobrança de falta.
A vitória naquele clássico encerrou um tabu de quatro anos do São Paulo sem vencer o Corinthians. Ou seja, o jogo do centésimo gol teve comemoração dupla da torcida tricolor.
Em 2005 o São Paulo do ex-goleiro havia aplicado um 5 a 1 no rival. A goleada marcou a queda do então técnico Daniel Passarella. Neste dia, Ceni fez um gol de pênalti.
Ao todo, Ceni balançou as redes 131 vezes na careira, três delas diante do Corinthians. Confira a lista de gols:
- São Paulo 2 x 1 Corinthians – Paulistão 2011 (gol de falta)
- São Paulo 3 x 1 Corinthians – Paulistão 2007 (gol de pênalti)
- Corinthians 1 x 5 São Paulo – Brasileirão 2005 (gol de pênalti)
Como treinador (do São Paulo)
Foi também no São Paulo, que o ex-goleiro iniciou a caminhada como treinador, em 2017. Na primeira passagem, sem muito sucesso, Ceni teve desempenho ruim contra o rival. Foram quatro partidas oficiais do técnico comandando o Tricolor Paulista, com dois empates e duas derrotas, um aproveitamento de 20%.
Trabalhando na beira do campo, no geral, Ceni ainda enfrentou o Corinthians em 13 oportunidades, por Fortaleza, Flamengo e São Paulo. Ele venceu quatro vezes. A primeira vitória de Rogério Ceni sobre o Corinthians, como técnico, foi pelo Flamengo, na 36ª rodada do Brasileirão 2020 e a última (até aqui), foi no Paulistão de 2022.
CENI TREINADOR VS CORINTHIANS:
- São Paulo 1 x 1 Corinthians – Paulistão 2017 – E
- São Paulo 0 x 2 Corinthians – Paulistão 2017 – D
- Corinthians 1 x 1 São Paulo – Paulistão 2017 – E
- Corinthians 3 x 2 São Paulo – Brasileirão 2017 – D
- Fortaleza 1 x 3 Corinthians – Brasileirão 2019 – D
- Corinthians 3 x 2 Fortaleza – Brasileirão 2019 – D
- Corinthians 1 x 1 Fortaleza – Brasileirão 2020 – E
- Flamengo 2 x 1 Corinthians – Brasileirão 2020 – V
- São Paulo 1×0 Corinthians – Brasileirão 2021 – V
- São Paulo 1×0 Corinthians – Paulistão 2022 – V
- São Paulo 2×1 Corinthians – Paulistão 2022 – V
- São Paulo 1×1 Corinthians – Brasileirão 2022 – E
- Corinthians 1×1 São Paulo – Brasileirão 2022 – E